Cidade russa busca experiência de Porto Alegre na Copa

Fortunati e Metshin, prefeito de Kazan, fecharam acordo de apoio para o evento   Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Fortunati e Metshin, prefeito de Kazan, fecharam acordo de apoio para o evento   Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

O prefeito José Fortunati se reuniu na tarde desta quinta-feira, 11, com o prefeito de Kazan (Rússia), Ilsur Metshin, e o vice, Ivan Kuznetsov, para conversar com as autoridades de uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2018 sobre os preparativos para o Mundial. Fortunati e Metshin fecharam um acordo para que Porto Alegre apoie a cidade russa nas estratégias de gestão do evento. O planejamento e a organização do Caminho do Gol e da Fan Fest devem servir de modelo para os russos.

Na reunião, que aconteceu durante o encontro do Bureau Executivo da Cidades e Governos Locais Unidos, no Grêmio Náutico União, Fortunati explicou como Porto Alegre aproveitou a oportunidade da Copa do Mundo de 2014 para captar financiamentos para investimentos em infraestrutura. O prefeito também falou como funcionou o Caminho do Gol, iniciativa exclusiva da capital gaúcha que se tornou referência e que, segundo a Fifa, deve se tornar uma das atrações dos próximos mundiais.

O chefe do executivo ainda destacou a importância dos legados que um megaevento deixa para uma cidade sede. “Recebemos mais de 250 mil turistas estrangeiros de, pelo menos, 70 países. Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostrou que 95% deles pretendem retornar. A Copa de 2014 divulgou Porto Alegre para o mundo, nos abriu portas e provocou a qualificação da nossa rede hoteleira, dos serviços prestados, dos nossos servidores e de setores como segurança e saúde”, afirmou.

Metshin elogiou Porto Alegre pela organização da cidade e hospitalidade dos habitantes. Disse que a cidade russa pode usar esse exemplo para receber bem os turistas que forem até Kazan para a Copa de 2018. Aproveitou para tirar dúvidas sobre captação de recursos para obras de infraestrutura, gestão e manutenção dos estádios, papel do poder público na preparação e realização do evento, legados e como aproveitar a oportunidade para fomentar o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “Nossa cidade tem 1.010 anos, mas estamos prevendo que a Copa de 2018 será um dos maiores eventos da nossa história. Podemos buscar ações daqui que deram certo e realizar algo parecido lá”, ressaltou o prefeito russo.  O encontro foi acompanhado pela equipe da coordenação de relações internacionais da prefeitura.

Kazan – Capital da República do Tartaristão, é uma das cidades mais antigas da Rússia. Com uma população próxima de 1,5 milhão de habitantes, situa-se nas confluências do rio Volga e Kazanka, e é um grande centro cultural, comercial e industrial. Possui mais de 30 universidades e é neste município russo que fica o Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlim, classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O estádio da Copa do Mundo de 2018, a Kazan Arena, está pronto e foi inaugurado. Com capacidade para 45.105 espectadores, sediará também jogos da Copa das Confederações em 2017.

Prefeitura de Porto Alegre

_________________

Fotos:

Kazan

Kazan_skyline_view
Kazan Arena

1280px-Kazan-arena-stadium



Categorias:Outros assuntos

1 resposta

  1. Esse comunistas…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: