Parques tecnológicos de Barcelona são modelo para o 4º Distrito

Comitiva de Porto Alegre visitou o modelo de smart city com 4,5 mil empresas   Foto: Divulgação/PMPA

Comitiva de Porto Alegre visitou o modelo de smart city com 4,5 mil empresas   Foto: Divulgação/PMPA

A comitiva de representantes da prefeitura, Câmara Municipal e de empresários dos setores da tecnologia da informação, saúde, ensino e pesquisa e da construção civil iniciou nesta segunda-feira, 22, visita ao distrito de inovação 22@Barcelona, na Espanha, referência para o projeto de desenvolvimento do  4º Distrito de Porto Alegre, que compreende parte dos bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, Farrapos e São Geraldo.
O modelo de smart city que atraiu 4,5 mil empresas, como Microsoft, Sanofi-Aventis, Groupalia, Capgemini, Schneider Electric, Indra, Cisco e diversas startups também iniciou-se numa área semelhante ao 4º Distrito da capital gaúcha, que perdeu a vocação industrial, mas possui grande potencial urbanístico e de empreendedorismo e inovação.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, que coordena o grupo junto com o secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein, nesta primeira fase do projeto está sendo discutido todo o equipamento urbano necessário para dar uma ambiência de qualidade ao local e atrair investimentos de empresas.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Escritório de Crescimento Econômico da prefeitura de Barcelona, Josep Piqué, que apresentou, pela manhã, a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos de Catalunha, o Barcelona Synchrotron Park, Parc Tecnològic del Vallès e Parc de Recerba UAB.

À tarde, o grupo foi recebido pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Barcelona, onde foram identificadas ações de parceria para a construção de um ambiente de inovação no 4º Distrito.

Além dos secretários, integram a comitiva o presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro, o vereador Kevin Krieger, os dirigentes do setor de Tecnologia da Informação (TI), José Antônio Antonioni, da Softsul, Eduardo Hahn da Sucesu-RS, e Letícia Batistela, da Assespro-RS.

Do setor de ensino, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy; da Saúde, Salvador Gullo Filho, do Porto Alegre Health Care; e do Sinduscon, Ricardo Sessegolo e Antônio Zago.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

8 respostas

  1. será que meu netos verão isso em Porto Alegre?

    Curtir

  2. ninguém mais comenta no blog? Será que estamos desiludidos com o futuro do país e tb de poa?

    Curtir

    • Pois é Mauricio, também estou estranhando. Ta bem pequeno o movimento no Blog.
      Mas acho que é sinal dos tempos…

      Curtir

      • Não podemos nos desiludir. Poa e o Brasil tem um potencial enorme e precisamos de pessoas com energia para lutar por isso. Grande abraço!!

        Curtir

      • Acho que parte da diminuição dos comentários está relacionado com o uso de novas aplicativos de comunicação. As pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com o computador e o tempo no Whatsapp aumentou muito fazendo as pessoas utilizarem menos blogs e navegações pela internet. Uma pena, mas são novos tempos

        Curtir

  3. Minha opinião, o blog tem comentários diminuídos, mas é porque falar da cidade sempre a mesma coisa, e a mesma nada muda durante anos, acaba por desanimar qualquer um….e4u venho todo dia ver as noticias, mas diminui muito em escrever….

    Curtir

  4. Ah outra coisa que notei tbm, é que antes pra comentar ficava logo abaixo da matéria, e agora fica no balão no canto direito… e tem muita gente que aposto não percebeu que tem que clicar ali… nem todos tem facilidade com a internet.

    Curtir

  5. Acho que parte da diminuição dos comentários está relacionado com o uso de novas aplicativos de comunicação. As pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com o computador e o tempo no Whatsapp aumentou muito fazendo as pessoas utilizarem menos blogs e navegações pela internet. Uma pena, mas são novos tempos

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: