Parques tecnológicos de Barcelona são modelo para o 4º Distrito

Comitiva de Porto Alegre visitou o modelo de smart city com 4,5 mil empresas   Foto: Divulgação/PMPA

Comitiva de Porto Alegre visitou o modelo de smart city com 4,5 mil empresas   Foto: Divulgação/PMPA

A comitiva de representantes da prefeitura, Câmara Municipal e de empresários dos setores da tecnologia da informação, saúde, ensino e pesquisa e da construção civil iniciou nesta segunda-feira, 22, visita ao distrito de inovação 22@Barcelona, na Espanha, referência para o projeto de desenvolvimento do  4º Distrito de Porto Alegre, que compreende parte dos bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, Farrapos e São Geraldo.
O modelo de smart city que atraiu 4,5 mil empresas, como Microsoft, Sanofi-Aventis, Groupalia, Capgemini, Schneider Electric, Indra, Cisco e diversas startups também iniciou-se numa área semelhante ao 4º Distrito da capital gaúcha, que perdeu a vocação industrial, mas possui grande potencial urbanístico e de empreendedorismo e inovação.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, que coordena o grupo junto com o secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein, nesta primeira fase do projeto está sendo discutido todo o equipamento urbano necessário para dar uma ambiência de qualidade ao local e atrair investimentos de empresas.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Escritório de Crescimento Econômico da prefeitura de Barcelona, Josep Piqué, que apresentou, pela manhã, a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos de Catalunha, o Barcelona Synchrotron Park, Parc Tecnològic del Vallès e Parc de Recerba UAB.

À tarde, o grupo foi recebido pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Barcelona, onde foram identificadas ações de parceria para a construção de um ambiente de inovação no 4º Distrito.

Além dos secretários, integram a comitiva o presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro, o vereador Kevin Krieger, os dirigentes do setor de Tecnologia da Informação (TI), José Antônio Antonioni, da Softsul, Eduardo Hahn da Sucesu-RS, e Letícia Batistela, da Assespro-RS.

Do setor de ensino, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy; da Saúde, Salvador Gullo Filho, do Porto Alegre Health Care; e do Sinduscon, Ricardo Sessegolo e Antônio Zago.

Prefeitura de Porto Alegre

 

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

8 respostas

  1. Acho que parte da diminuição dos comentários está relacionado com o uso de novas aplicativos de comunicação. As pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com o computador e o tempo no Whatsapp aumentou muito fazendo as pessoas utilizarem menos blogs e navegações pela internet. Uma pena, mas são novos tempos

    Curtir

  2. Ah outra coisa que notei tbm, é que antes pra comentar ficava logo abaixo da matéria, e agora fica no balão no canto direito… e tem muita gente que aposto não percebeu que tem que clicar ali… nem todos tem facilidade com a internet.

    Curtir

  3. Minha opinião, o blog tem comentários diminuídos, mas é porque falar da cidade sempre a mesma coisa, e a mesma nada muda durante anos, acaba por desanimar qualquer um….e4u venho todo dia ver as noticias, mas diminui muito em escrever….

    Curtir

  4. ninguém mais comenta no blog? Será que estamos desiludidos com o futuro do país e tb de poa?

    Curtir

    • Pois é Mauricio, também estou estranhando. Ta bem pequeno o movimento no Blog.
      Mas acho que é sinal dos tempos…

      Curtir

      • Não podemos nos desiludir. Poa e o Brasil tem um potencial enorme e precisamos de pessoas com energia para lutar por isso. Grande abraço!!

        Curtir

      • Acho que parte da diminuição dos comentários está relacionado com o uso de novas aplicativos de comunicação. As pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com o computador e o tempo no Whatsapp aumentou muito fazendo as pessoas utilizarem menos blogs e navegações pela internet. Uma pena, mas são novos tempos

        Curtir

  5. será que meu netos verão isso em Porto Alegre?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: