As obras da trincheira da avenida Cristóvão Colombo, na Terceira Perimetral, estão passando por uma nova etapa. No início da tarde desta quinta-feira, 25, o prefeito José Fortunati, o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, e o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher, acompanharam o andamento dos trabalhos.
Estão em andamento as escavações para a passagem subterrânea sob a pista da avenida Dom Pedro II e a instalação das estacas do canteiro, localizado no corredor de ônibus da perimetral. Também estão em fase de execução a rede pluvial e o passeio público entre a rua Felicíssimo de Azevedo e a Dom Pedro II.
No local, Fortunati falou sobre os avanços da obra e o cumprimento dos prazos pelo consórcio responsável pelo projeto. Conforme o prefeito, aspectos externos interferem no pleno andamento das obras, como a desapropriação de uma área de um condomínio e a derrubada de um muro protegido pelo patrimônio histórico da cidade, que precisa ser licitado.
“Temos dois problemas para resolver, um deles é com o condomínio que fica nas proximidades e nós já temos um acordo judicial sobre o valor da indenização da desapropriação. E o outro é a remontagem de um muro que foi tombado pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural da Escola do Verde. São duas questões que fugiram completamente do planejamento da obra”, destacou.
A previsão de conclusão da obra completa é para o primeiro semestre de 2016. Entretanto, para outubro deste ano está prevista a liberação do trânsito e dos corredores de ônibus na Dom Pedro II.
Trechos já concluídos – No trecho à direita de quem se desloca da zona Sul em direção ao aeroporto, pela Terceira Perimetral, já foram executadas as redes de drenagem pluvial, de água e de esgoto cloacal. No local, também foram colocados os postes da nova iluminação pública.
Trincheira – A trincheira terá extensão de 198 metros, contando com duas faixas de trânsito em cada sentido e pistas que permitem acesso à Terceira Perimetral. A passagem subterrânea integra o conjunto de cinco grandes obras executadas com o objetivo de qualificar o fluxo do trânsito no local. O valor total da obra é de R$ 12,5 milhões.
Veja mais fotos :
Todas as fotos de Luciano Lanes / PMPA
Categorias:Trincheiras e passagens de nível
não entendi mto bem como a existência de um CONDOMÍNIO “fugiu completamente ao planejamento da obra”…
Muito legais as fotos. Interessante ver as imagens como são, sem político fazendo pose de entendido como se tivesse pensando e avaliando alguma coisa.