Consulado dos EUA deve ser inaugurado no fim de 2016

Preocupação com segurança ao redor do mundo adiou realização de obras

 

Consulado dos EUA deve ser inaugurado no fim de 2016. Foto: Gilberto Simon. Porto Imagem

Consulado dos EUA deve ser inaugurado no fim de 2016. Foto: Gilberto Simon. Porto Imagem – 18/06/2015

Aguardado pelos gaúchos desde 2013, o novo Consulado dos Estados Unidos (EUA) na Capital deve ser aberto até dezembro de 2016. Em visita à obra, localizada na zona Norte, o cônsul-geral do país em São Paulo, Dennis Hankins, relatou que o adiamento se deve às mudanças no sistema de construção dos departamentos norte-americanos, por conta de problemas com a segurança em outros países.

Contando apenas com um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto utilizado para agendar horários, oferecer informações a respeito da solicitação do visto e alguns tipos de renovações, a capital gaúcha também será local para as solicitações e entrevistas, acabando com a necessidade de se deslocar até São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília para obter o visto. “Cerca de 10% dos dois milhões de brasileiros que foram aos Estados Unidos no ano passado eram do Sul do país”, relatou Hankins.

Atualmente, São Paulo recebe 600 mil pedidos anualmente. “Com a facilidade e a economia através da obtenção do visto na Capital, a expectativa é de que novos turistas se interessem em visitar os Estados Unidos”, ressaltou Hankins. Segundo ele, o impacto do turismo brasileiro é importante para o país anglo-saxão.

Com a fixação do departamento americano, o cônsul-geral acredita que a relação entre o país e o Rio Grande do Sul devem gerar frutos em setores como ciência, comércio, educação e intercâmbio. “Já possuímos relações bilaterais com o Rio Grande do Sul. Com a abertura do Consulado, as relações aumentarão com investimentos no Estado e vice-versa”, disse.

Os recursos aplicados na construção do novo Consulado giram em torno de R$ 90 milhões. Cerca de 20 funcionários consulares devem trabalhar no local entre norte-americanos e brasileiros. As medidas de segurança adotadas no projeto envolvem o distanciamento com as vias do entorno, a utilização de câmeras de segurança e a construção de muros altos. Mesmo assim, o cônsul-geral garantiu que a plasticidade da estrutura é parte importante do projeto. “Queremos passar uma boa imagem para a população, através de uma estrutura agradável e cheia de luz”, argumentou.

Veja mais uma foto, pela Rua Bezerra de Menezes:

Foto: Gilberto Simon. Porto Imagem

Foto: Gilberto Simon. Porto Imagem – 18/06/2015

Matéria: Correio do Povo / Fotos: Porto Imagem



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

4 respostas

  1. impressão minha ou ja ta pichado? kkk

    Curtir

  2. Olhando pelo lado estético, será apenas mais um prédio horrendo para compor o quadro deprimente e atrasadaço da capital gaúcha.

    Curtir

  3. Quando se fala em Porto Alegre, todo cuidado é preciso.
    Nossos comuna são loucos.
    hahaha

    Curtir

  4. O que inaugura primeiro, a reforminha meia-boca do entorno da Pra XV ou esse consulado? ZZZzzzzzzzzzzzz…..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: