Uma equipe holandesa de arquitetos e designers irá converter petroleiros em desuso em shopping centers, fóruns culturais ou residências com o objetivo de não precisar demoli-los em condições ambientais dispendiosas e questionáveis, não sustentáveis.
Veja as imagens:
Petroleiro modificado junto a uma praia: ao longo de uma rua de petroleiros gigantes seriam conectados ao continente e acessíveis a pé ou de carro.
“Black Gold Project” é o nome do projeto, segundo um conceito criativo. O local mais apropriado para este projeto seriam as praias dos países produtores de petróleo.
Os transatlânticos poderia servir como uma espécie de contraponto aos palácios de vidro futurista das cidades que estão crescendo nos países do Golfo a um ritmo de tirar o fôlego.
O lugar iria fornecer os navios. E uma vez que os navios modernos são projetados em duplas, até mesmo o problema do controle do clima seria fácil de resolver
De acordo com o designer mesmo uma vila inteira poderia ser acomodada em um navio-tanque – com shopping centers e centros de convenções.
A seção transversal mostra como os arquitetos imaginam o design interior. As plataformas de estacionamento foram alojados em Kiel, grandes aberturas nas laterais fariam a circulação de ar para os lobbies.
Créditos das imagens: Chris Collaris, Ruben Esser, Sander Bakker, Patrick van der Gronde – Less Agency
Fonte: Revista alemã Der Spiegel.
Matéria sugerida por Bianca Grando.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Em POA fariam aqueles navios paraguaios abandonas serem transformados em camelodromo….hahahaa
CurtirCurtir
Que negócio mais feio. Cara muito mais fácil desmanchar e reaproveitar os materiais..
Que viajem desses arquitetos.
CurtirCurtir
Que coisa bizarra.
Sei lá, os arquitetos andam meio sem noção com esse papo de reaproveitar algo, as vezes aparecem umas ideias loucas.
CurtirCurtir
Patético. Se trata de colocar lixo, o megalixo destas estruturas gigantescas de navios de transportes em desuso, então repaginadas e plantadas para fins comerciais em pleno cenário natural das praias (conforme a ilustração). Sei lá, o senso, o bom senso é algo em extinção, as pessoas não percebem o que é poluição especialmente quando se trata da vertente visual. Literalmente a meu ver, um mega absurdo, uma indevida intromissão de uma estrutura brutal em um cenário natural.
CurtirCurtir
Por que não foi publicado meu comentário?
CurtirCurtir
teria que analisar pra ver se o dano ambiental em não reciclar todo esse metal do navio compensaria a materia prima de um novo prédio.
CurtirCurtir
O problema é q reciclagem destes navios usualmente não mto correta: https://navalunivali.wordpress.com/2012/05/14/cemiterio-de-navio-toda-verdade-em-um-filme-sobre-alang/.
Mas até aqui poderíamos aproveitar alguns navios abandonados do cais (tinha uns paraguaios).
CurtirCurtir