Muito se ouve falar pelas ruas, blogs e redes sociais sobre falta de criatividade e de beleza na arquitetura dos novos empreendimentos em Porto alegre, sejam eles públicos e ou privados.
Há quem diga que falta de beleza e estética sejam resultado da economia em recursos para obter menor investimento e maior lucro ao final das transações, também há quem alegue que as leis da cidade impedem de alguma maneira a liberdade do projetista em fazer algo diferente e inovador.
“O Arquiteto e Urbanista lida diariamente com o processo de projeto e construção, desde espaços somente da casa, a todo o ambiente da cidade, passando pelo projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, paisagístico, pelo projeto de restauração e preservação do patrimônio histórico cultural e de planejamento urbano e regional.”
Cita o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul em sua cartilha com o nome “CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA”, (http://saergs.org.br/publicacoes/cartilha/),
Uma pena é que nem mesmo o próprio sindicato representativo da classe demonstra seu interesse na construção de um paisagismo e arquitetura melhor aos olhos do cidadãos.
Esta é a impressão de quem passa em frente a sede própria do Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul localizado na rua José do patrocínio 1197, em Porto alegre, RS. No local a sede do sindicato se integra totalmente a paisagem da região, infelizmente a integração ocorre pelo lado negativo.
Veja mais fotos, feitas pelo autor do post:
Texto e fotos:
Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, Descaso
Bah, lamentável
CurtirCurtir