Quando a arquitetura e o urbanismo são esquecidos até mesmo por seus representantes

SAERGS. Imagem: Google

SAERGS. Imagem: Google

Muito se ouve falar pelas ruas, blogs e redes sociais sobre falta de criatividade e de beleza na arquitetura dos novos empreendimentos em Porto alegre, sejam eles públicos e ou privados.

Há quem diga que falta de beleza e estética sejam resultado da economia em recursos para obter menor investimento e maior lucro ao final das transações, também há quem alegue que as leis da cidade impedem de alguma maneira a liberdade do projetista em fazer algo diferente e inovador.

“O Arquiteto e Urbanista lida diariamente com o processo de projeto e construção, desde espaços somente da casa, a todo o ambiente da cidade, passando pelo projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, paisagístico, pelo projeto de restauração e preservação do patrimônio histórico cultural e de planejamento urbano e regional.”

Cita o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul em sua cartilha com o nome “CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA”, (http://saergs.org.br/publicacoes/cartilha/),

Uma pena é que nem mesmo o próprio sindicato representativo da classe demonstra seu interesse na construção de um paisagismo e arquitetura melhor aos olhos do cidadãos.

Esta é a impressão de quem passa em frente a sede própria do Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul localizado na rua José do patrocínio 1197, em Porto alegre, RS. No local a sede do sindicato se integra totalmente a paisagem da região, infelizmente a integração ocorre pelo lado negativo.

Veja mais fotos, feitas pelo autor do post:

Texto e fotos:

Thierry Claas
Administrador 
__________________
Colabore também com as discussões sobre os problemas da cidade. Envie o seu artigo e/ou fotos para blog@portoimagem.com, com seu nome e e-mail. Os créditos serão destacados no final do texto, salvo pedido em contrário.


Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, Descaso

Tags:, , , , ,

2 respostas

  1. Bah, lamentável

    Curtir

Trackbacks

  1. Defender | Porto Alegre (RS) - Quando a arquitetura e o urbanismo são esquecidos até mesmo por seus representantes
%d blogueiros gostam disto: