Árvores de grande porte são removidas no Centro de Porto Alegre

Serviço da Smam na Praça da Alfândega também serve de preparação para Feira do Livro

Árvores de grande porte são removidas no Centro de Porto Alegre | Foto: Samuel Maciel

Árvores de grande porte são removidas no Centro de Porto Alegre | Foto: Samuel Maciel

Para evitar possíveis tragédias com a queda de galhos, teve início neste sábado o processo de remoção de duas árvores de grande porte na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), as duas plantas da espécie guapuruvús apresentavam risco de queda, por problemas fitossanitários, um tipo de necrose que compromete a base de sustentação das árvores. Além disso, elas são conhecidas por terem o caule mais mole.

Pelas dimensões, uma tinha 16 e outra 17 metros de altura, será necessário realizar um processo cuidadoso. Primeiro, será preciso cortar os galhos da copa da árvores, de maneira a não prejudicar outras plantas e evitar acidentes. E, a partir disso, foram cortando gradativamente o caule, que é conhecido por ter uma madeira mais mole do que outras espécies.

O serviço conta com três equipes diferentes da Smam, da zona Sul e Centro. De acordo com o supervisor de praças e parques da Secretaria, Leo Antônio Bulling, o serviço também é uma preparação para a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre em outubro na praça. Ele reconhece que as árvores da Alfândega recebem uma atenção especial, uma vez que são de maior porte e também antigas. “Mesmo assim nem sempre conseguimos evitar que situações de queda ocorram”, explicou.

Em maio deste ano, em função do forte vento, um jacarandá (espécie) caiu no meio da Praça. A árvore tinha cerca de 20 metros de altura e estava com a raiz danificada. O acidente assustou quem passava no local, mas ninguém ficou ferido.

Mauren Xavier – Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

1 resposta

  1. Meu deus, to até respirando menos por causa da ausência dessas árvores

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: