Copa torna RS o terceiro estado que mais recebeu estrangeiros em 2014

Mais de 900 mil visitantes internacionais estiveram em solo gaúcho

Copa torna RS o terceiro estado que mais recebeu estrangeiros em 2014 | Foto: André Ávila / CP Memória

Copa torna RS o terceiro estado que mais recebeu estrangeiros em 2014 | Foto: André Ávila / CP Memória

O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado do País que mais recebeu estrangeiros em 2014, ano em que Porto Alegre sediou cinco jogos da Copa do Mundo no Brasil. Pelas fronteiras terrestres, portões fluviais e aeroportos gaúchos chegaram, no ano passado, 907.668 visitantes internacionais, fluxo 15,9% maior que o de 2013. Com o resultado, o RS passou da 4ª para 3ª colocação no ranking de entradas, ultrapassando o Paraná. O crescimento estadual é um dos cinco melhores registrados para o ano de 2014 – atrás do Amazonas (51,6%), Mato Grosso do Sul (49,3%) e Rio de Janeiro (32,2%) e à frente da Bahia (13%).

Os dados fazem parte do Anuário Estatístico de Turismo 2015, divulgado nesta quarta-feira, pelo Ministério do Turismo e elaborado com base nos números da Polícia Federal (PF). O levantamento revela que no ano da Copa do Mundo o país registrou a entrada de 6.429.852 turistas internacionais, superando pela primeira vez a marca dos 6 milhões de estrangeiros. O aumento é de 10,6%.

A Argentina segue em primeiro lugar na lista de principais países emissores, com 1.743.930 turistas, seguida dos Estados Unidos (656.801). O Chile (336.950) ultrapassou o Paraguai e assumiu a terceira colocação. Na avaliação por continentes, o destaque é a Oceania, que registrou, em 2014, aumento de 48,2% na quantidade de visitantes enviados ao Brasil (80,4 mil).

Desempenho 280% melhor do que em 2013

No Rio Grande do Sul, o resultado mais expressivo foi alcançado no mês de junho. O desempenho do Estado foi 280% melhor do que no mesmo período do ano passado. O Mundial promoveu a chegada de 21.356 turistas estrangeiros ao Estado no mês de abertura do evento, contra 5.607 em junho do ano anterior.

A proximidade geográfica definiu os principais países emissores de visitantes ao Rio Grande do Sul. Dos 1,7 milhão de argentinos que entraram no país em 2014, 679.138 chegaram pelo Rio Grande do Sul.

Rádio Guaíba – Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

4 respostas

  1. Bem, estrangeiros leia-se majoritariamente nossos vizinhos argentinos, ok. Além do mais esta avalanche de visitantes se deu por quantos dias mesmo, seriam três ou no máximo cinco? O ano tem 365 dias! Estes dados não representam a realidade do turismo no RS e muito menos da capital. Ainda bem que no estado gaúcho há a Serra e sua estrela, Gramado, onde os administradores públicos e iniciativa privada estão comungados cuidando da cidade e a tornando linda e hiper atrativa, encantadora literalmente. Já em se tratando da capital gaúcha, todo o contrário, apesar do potencial gigantesco o que se vê é um verdaeiro vexame, a não ser que pessoas comecem a viajar para conhecer como vivem moribundos nas ruas, e a curtir prédios abandonados (esqueleto do centrão) ou caindo aos pedaços, além de equipamentos públicos de design cafona, ultrapassados e/ou detonados. A capital gaúcha precisa avançar, apenas copiando e colando o urbanismo e o zelo público adotados em cidades como Rosário-AR, Curitiba e Floripa, já ficaria decente e poderia ser mais agradável para seus moradores e mais atrativa para turistas.

    Curtir

    • o que dizer depois do secretario de obras da smov afirmar que a andradas é remendada com cimento puro em função das pedras de cor avermelhada da calçada terem de vir de curitiba (como se isso fosse um impecilio real)?

      Curtir

  2. Falou tudo Mauricio.

    Curtir

  3. ECO- ******, odiaram teu comentário, Mauricio, já eu, adorei e tem me voto quando se candidatar a prefeito!!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: