Na segunda, prefeitura recebe propostas para revitalização da Orla do Guaíba

Projeto contempla trecho compreendido entre a Usina e a Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

Projeto contempla trecho compreendido entre a Usina e a Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Porto Alegre recebe as propostas para a primeira fase da revitalização da Orla do Guaíba. O ato público acontece a partir das 14h30, na Comissão de Licitação (av. Siqueira Campos, 1163, 8º andar). O prefeito José Fortunati acompanha o recebimento dos envelopes.

O aviso de licitação para a construção do Parque Urbano da Orla do Guaíba foi publicado no Diário Oficial em 3 de junho deste ano. O projeto contempla os primeiros 1.320 metros, trecho compreendido entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Sobre o projeto – O projeto de revitalização da Orla, que vai da Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, está dividido em cinco fases. A primeira, que terá propostas apresentadas nesta segunda-feira, irá até a Rótula das Cuias, com previsão de que a obra dure cerca de 18 meses a partir de sua ordem de início.

O novo Parque Urbano da Orla do Guaíba estará caracterizado por dois elementos: o nível do calçadão, que corre sobre o dique que integra o sistema de proteção de cheias da cidade, e o novo passeio, mais elevado.

O projeto nasceu em 2011, com a assinatura do contrato pelo arquiteto Jaime Lerner, um dos mais importantes urbanistas do país, com reconhecimento internacional pelo conjunto de sua obra. Após a assinatura do contrato, o projeto foi construído junto com a população. Em outubro de 2013, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Foi também aprovado pelo Conselho do Plano Diretor, que tem representação de entidades de classe e das oito regiões de planejamento (Centro; Humaitá/Navegantes/Ilhas e Noroeste; Norte e Eixo Baltazar; Leste e Nordeste; Glória/Cruzeiro e Cristal; Centro Sul e Sul; Lomba do Pinheiro/Partenon e Restinga e Extremo Sul).

O projeto passou por avaliação do Tribunal de Contas do Estado e pela Promotoria de Justiça e Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

10 respostas

  1. Torcendo que saia logo essa obra, e façam logo as outras etapas até o Arroio Cavalhada.

  2. A prefeitura nunca se dispôs a colocar uns postes de luz, uns bancos e um guardinha municipal circulando por ali. Agora vai pagar dezenas de milhões por uma jardinagem e um piso em algumas partes. É muita chinelagem. Será que é porque só grandes contratos pagam gordas comissões?

  3. vai ficar feio essa madeira com banhado, imaginem a grama cheia de falhas com terra, e lixo no chão kkk francamente

    • A madeira vai virar fogueirinha para os sem teto assarem as galinhas despachadas por ali. Será que no projeto está previsto um lugar para largarem os despachos, também?

  4. Viram uma reportagem especial no Jornal do Almoço, uns dez dias atrás?

    Mostraram aqueles caminhozinhos medonhos no matagal, mostraram a situação de abandono, violência e verdadeiro fim-do-mundo da nossa orla.

    E as chamadas que faziam, nas propagandas, era uma mulher falando em alto e bom tom: “Porto Alegre é a única cidade do mundo que tem orla, mas não dá pra usar a orla!”

  5. Querem ex-porto com lazer? Vão pra Belém.

    Em breve, podem ir pro Rio, também.

    Ou Recife.

    Pra quem quer ir pro extrangeiro e passear numa orla lacustre, nem precisa ir no Puerto Madeiro. Podem ir pra Rosário, cidade similar à Cuba Alegre, mas que tem uma orla decente.

  6. alguem tem o link para o edital?? seria legal ver o projeto, pois a licitaçao me parece que eh apenas para decidir quem vai construir o que ja foi definido, certo?

  7. Mas não conseguem nem limpar a ponte de pedra…
    O Lerner que é do mesmo partido dele que fez o projeto?? Sem licitação… Tá bom…

  8. hummmmmm….
    …….agora e’ so esperar a Tchurma da Cavedon, Melchionna & Ruas acionarem o MP contra a revitalizacao da orla para a “burguesia capitalista malvada”.

  9. Não entendo mais nada. Toda semana sai uma notícia parecida.

Faça seu comentário aqui: