RS colheu 16% mais uvas este ano

Parreiral em Bento Gonçalves. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Parreiral em Bento Gonçalves. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

O Rio Grande do Sul, que responde por 90% da safra de uvas para processamento no país, produziu este ano 702,9 milhões de quilos de uva, aumento de 16% em volume sobre a colheita de 2014. Deste total, 632,5 milhões de quilos de variedades americanas e híbridas – usadas na elaboração de vinho de mesa e suco – e 70,4 milhões de uvas Vitis vinifera, usadas para elaborar vinhos finos e espumantes.

Os números foram apresentados, na manhã desta quarta (15), pelo diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega, durante a XVI Jornada da Viticultura, em Ipê, na Serra Gaúcha. Do total processado, 55% foram destinados à elaboração de sucos e derivados que resultaram em 190,9 milhões de litros e 45% em vinhos e derivados, resultando em 251 milhões de litros. A soma é de 441,8 milhões de litros de derivados da uva e do vinho nesta safra.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo, a safra 2015 é motivo de comemoração e mostra a força do estado na produção de uva e seus derivados.

Affonso Ritter



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

1 resposta

  1. Valido.
    Se não me engano, duas marcas de espumantes do RS ficaram entre as 10 melhores do mundo, li algo sobre isso essa semana.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: