Tempo de viagem reduz em até 37% pelo corredor da Praia de Belas

Faixa exclusiva agiliza circulação entre a área central e a região SulFoto:    Joel Vargas/PMPA

Faixa exclusiva agiliza circulação entre a área central e a região SulFoto:    Joel Vargas/PMPA

Após a criação do corredor de ônibus da avenida Praia de Belas, em março deste ano, as linhas de ônibus tiveram um ganho no tempo de até 31% no pico da manhã e 37% no pico da tarde, em seus deslocamentos no trecho entre a avenida Icaraí e a avenida Borges de Medeiros. Os dados levantados pela Coordenação de Monitoramento do Transporte Público da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio do Sistema de Ônibus Monitorado Automaticamente em Tempo Real (Somart), são os seguintes, sentido bairro / Centro, pico da manhã:  deslocamento em 24 minutos, antes da criação do binário; 18 minutos, com o binário, e 16 minutos, com as viagens pelo corredor. No pico da tarde, as medições apontaram 28 minutos no tempo de viagem antes de funcionamento do binário; 21 minutos, após a criação do binário, e 17 minutos, com as viagens realizadas pelo corredor.

A diretora-técnica da EPTC, engenheira Maria Cristina Molina Ladeira, afirma que os dados comprovam o acerto da medida. “A criação do binário da Praia de Belas / Borges de Medeiros, com priorização no deslocamento do transporte coletivo, representa uma medida acertada, com a garantia de mais conforto e qualidade para todos os usuários dos ônibus. Os motoristas dos demais veículos também ganham, pois não disputam espaço na via com os ônibus, que se deslocam pelo corredor”.

Corredor da Borges de Medeiros – O próximo passo, agora, é a entrega do corredor de ônibus da avenida Borges de Medeiros, uma nova etapa no projeto de criação do binário com a Praia de Belas. A medida está programada para a manhã deste sábado, 18, dependendo das condições climáticas. Além da pintura indicativa na cor azul para sinalizar o corredor e da instalação de faixas de segurança para uma maior proteção dos pedestres em seus deslocamentos, foram implantadas cinco estações no sistema Parada Segura, com iluminação e bancos para um melhor conforto dos usuários. Técnicos da área de transporte irão monitorar a criação do corredor da Borges de Medeiros, com a participação também dos agentes de fiscalização na orientação de motoristas e pedestres.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

9 respostas

  1. De fato melhorou para os ônibus e olha quem tem um trecho da avenida que não tem corredor. Eu passo por ali e melhorou, estou na expectativa do corredor da Borges (no trecho sem asfalto).

    Estão usando isso para justificar o binário, mas desde quando precisa binário para fazer corredor de ônibus? Ainda não tem entendi por que fizeram essa gambiarra.

    Curtir

  2. E cadê o corredor da Ipiranga? Já se falou que a EPTC está fazendo seus intermináveis estudos, mas querem uma justificativa melhor essa redução de tempo no corredor da Praia de Belas?

    Curtir

  3. Espero que logo estejam a funcioanr os corredores da borges e o restante (previsto) na av praia de belas, esses corredores sao a unica justificativa da criação do binario.

    Curtir

  4. Muito bom.
    Só acho que deveriam meter umas multinhas num pessoal que anda fazendo barbeiragem ali, vejo sempre carros trocando de um lado da via pro outro, quase causando acidentes.

    Curtir

  5. Na verdade a grande vantagem do corredor de ônibus é que ele suprime uma série de paradas inúteis. Antes havia umas seis paradas de ônibus entre a José de Alencar e a Ipiranga, e agora só há duas. Algumas pessoas vão caminhar mais para pegar o ônibus, mas a maioria sai ganhando.

    Curtir

    • Exatamente. Acho que deveriam retirar pelo menos 1/3 das paradas de ônibus de Porto Alegre. Em alguns locais chega a ter duas numa quadra!

      Curtir

  6. Aqula região ja é boa. Parques e praça, gramados, logo adiante tem uma.passarela sobre a rua indo pra um prédio de vidro…
    Ja imaginaram se as paradas de ônibus fossem bonitas? Bonitas como os tubos de Curitiba, ou qualquer outro modelo bonito.
    As paradas que implantaram ali sao ORDINÁRIAS, feias, toscas.
    Se fossem paradas bonitas, poderíamos ter uma regiao linda!
    O mesmo vale pra Borges ali na altura do prédio do Ipe.
    O mesmo vale em frente ao shopping e seu prédio de vidro
    O mesmo vale em frente ao Beira Rio.

    Porto Alegre sempre tosca.

    Curtir

  7. E seria a chance de fazer uma coisa bonita, pois não iriam reformar nada, é tudo novo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: