Foi entregue à prefeitura de Porto Alegre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-RIMA) para o prosseguimento da construção do Cais Mauá e revitalização de todo o complexo que envolve os armazéns do Cais do Porto e seu entorno. O passo seguinte é a liberação da Licença Prévia Ambiental (LP) para o início das obras, previsto para 2016. Serão necessários 24 meses de construção, contados a partir da obtenção de todas as licenças e autorizações relativas ao projeto.
Luiz Eduardo Franco de Abreu, presidente da Positiva CCTVM, empresa gestora do projeto Cais Mauá, diz que o modelo gaúcho foi inspirado na revitalização do porto de Barcelona (Espanha). Hoje, existem em todos os continentes cerca de 70 portos revitalizados, dos quais 18 com expressão mundial e quatro deles ofertando um mix de operações similares às que estão sendo previstas para o Rio Grande do Sul.
Júlia Costa, diretora do Cais Mauá do Brasil S.A, carioca e no momento sediada na Capital gaúcha, praticamente em tempo integral, está otimista com o andamento das negociações, que deverão fazer com que o projeto em breve mostre seu rosto, passando a ser uma realidade no cenário local, com adaptações que preveem atrair o público na sua totalidade.
Alguns exemplos citados por Luiz Eduardo Franco apontam como diferencial para o projeto gaúcho a implantação de uma roda-gigante com capacidade para atender 200 mil passageiros/ano. O tradicional barco de passeio pelas águas do Guaíba, o Cisne Branco, ficará anexado ao projeto, de forma harmônica, em um terminal que igualmente deverá abrigar a barca do GNU que conduz os associados à sua sede na Ilha do Pavão, bem como o terminal do Catamarã que faz a travessia Porto Alegre/Guaíba. Outras novidades ficarão por conta de um aquário com espécies de água doce, um ônibus anfíbio e um navio museu para visitação. “Itens incluídos nesta nova fase do projeto, visando gerar atrativos ao grande público”, finaliza.
Os executivos visitaram nesta quinta-feira (02) a Rede Pampa, apresentando as inovações e os próximos passos do novo cais, que promete alterar o cotidiano do povo gaúcho quanto a opções de lazer e divertimento.
2 DE JULHO DE 2015
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá
A maioria de nós aqui “ataca” os “contra-tudo” porque sabe que eles nesta cidade tem sim um poder MUITO grande nas decisões!
Isso ocorre por que os “a favor de tudo”, quando têm a chance de participar e manifestar seus interesses, preferem ficar resmungando dos “contra-tudo” na internet, como se isso resolvesse alguma coisa. Enquanto isso, eles resmungam menos e agem mais.
Só ver a quantidade ínfima de pessoas que votou “sim” no plebiscito sobre o Pontal do Estaleiro, ou que participou das audiências sobre o projeto do Cais Mauá.
Eu não consigo crer que ainda existam pessoas que irão protestar contra projetos como este e o da Revitalização da Orla (que ainda vai dar o que falar para essa gente) e deixar Porto Alegre ali, LARGADA E PODRE, podre mesmo, a cidade está um LIXO
exato. Tem alguém satisfeito com a situação da nossa capital?
Divergência de opiniões é comum em uma democracia. Devemos é fazer o mesmo e ir protestar A FAVOR do projeto, em vez de simplesmente cornetear os “contra-tudo” (SIC).
Eu não estou satisfeito com a situação atual e sou favorável ao projeto. Mas, convenhamos, a forma como o Poder Público conduz a questão do Cais Mauá dá muita margem a protestos: anunciam com alarde, levam trocentos anos pra liberar as licenças necessárias, a obra está parada há meses, não há um cronograma definido (de tal data a tal data será feita tal etapa, depois esta outra etc.) e assim vai. Não adianta reclamar dos “contra-tudo”, falta transparência em muitas coisas.
Não vejo desta forma Vagner. O processo de licenciamento ambiental é muito complexo e foi desenvolvido da forma mais transparente possível pelo consórcio que foi licitado (uma empresa só participante não tira a soberania de quem foi habilitado). Justamente por ser transparente é que está demorando mais do que devia. Outra coisa: sabemos que houve problema de falta de $$$$ por parte dos investidores. Não sei nem se está totalmente resolvida esta parte. Mas tudo está indo pra frente pelo que estou vendo, embora demorando muito mais do que o esperado. Não tem nada sendo feito às escuras.
Esse pessoal é que está achando que tem o rei na barriga e pode intervir nos projetos. Foi feita audiência pública como manda a lei e explicado tudo a população. Este blog em que tu escreve é testemunha de que todas as informações possíveis foram veiculadas. Informações foram divulgadas à exaustão pela imprensa em geral.
Divergência de opinião é normal sim, mas não a ponto de prejudicar e tentar deter um processo que está sendo feito dentro da lei. Perderam a oportunidade de falar por ocasião da audiência pública. Agora é tarde. E desta forma, se eles tentarem fazer algo contra o projeto, aí sim vai ser contra a lei, de forma obscura e anti democrática. O projeto já está deflagrado, não ha mais como interferir ou querer sabotá-lo. Vão ter que ver o cais se transformando.
E viva o Projeto de Revitalização do Cais Mauá !!
Enfim!!!!! Que nenhum eco ou contra-tudo, se manifeste!!!
Eu vi que tem um pessoal criando um evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/477134582454465/#) com o intuito de interromper e inviabilizar o Projeto de Revitalização que ai está e propor uma “alternativa”. Alguém tem alguma informação quanto a isso?
Estão de sacanagem ne???? Por que esse bando de …… não se muda pra coreia do norte??? Lá eles podem implantar a ideia que eles sempre quiseram.
Democracia é divergência de ideias, eles têm todo o direito de se manifestar contra o projeto.
Cabe quem é a favor se manifestar também, da mesma forma que eles fazem.
Gostei das novidades!
Aleluia irmão.
Espero que isso seja também o inicio de uma revitalização da área da rodoviária.
Show…será um marco para a cidade!!! Tomara que revitalizem todo o centro também e que as pessoas voltem a investir no Centro, seja para moradia ou para abertura de novos negócios.
Em alguns lugares do centro PoA até parece um lugar decente, tem transporte por trilhos, rede elétrica subterrânea, calçadas largas e bem cuidadas… Pena q é uma parte bem pequena