Sete cidades brasileiras têm os skylines mais impactantes do mundo

São Paulo está entre as dez primeiras, na frente de destinos como Tóquio e Miami

1º Lugar: Hong Kong, China O horizonte de Hong Kong é composto por quase 8 mil prédios

1º Lugar: Hong Kong, China
O horizonte de Hong Kong é composto por quase 8 mil prédios

Sete capitais brasileiras estão no ranking das cidades com skylines (panorama urbano) mais impactantes do mundo. São Paulo, a selva de pedra, saiu na frente e conquistou o 9º lugar desbancando destinos como Tóquio, Toronto, Miami e até Londres. O ranking foi elaborado pela companhia alemã Emporis, especializada em coleta de dados sobre construções ao redor do mundo.

Rio de Janeiro (25º lugar), Recife (30º lugar), Curitiba (52º lugar), Fortaleza (73º lugar), Goiânia (80º lugar) e Salvador (84º lugar) são as outras brasileiras que também conquistaram seu espaço de concreto na lista de cem cidades.

Hong Kong está no topo, seguida por Nova York e Cingapura. O critério de classificação, segundo a Emporis, é uma pontuação feita a partir das estatísticas de edifícios altos e cidades do seu banco de dados. A pontuação é calculada a partir de cada edifício grande da cidade, conforme a área ocupada.

cidades

Veja fotos dos dez skylines mais bonitos do mundo na galeria clicando aqui. O ranking completo você confere no site da Emporis.

Revista Viagem e Turismo

_________________

A nanica Porto Alegre não aparece na lista, é óbvio.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus

Tags:, ,

21 respostas

  1. É só dar uma olhada nos novos prédios ao longo e nas proximidades da Marginal Pinheiros pra ter uma noção de uma arquitetura de primeiro mundo.

    Curtir

  2. Se até em nível regional Porto Alegre fica atrás de algumas cidades, quem dirá mundialmente. Outras cidades da região sul tem um skyline mais bonito, Londrina por exemplo.

    Curtir

  3. Piada São Paulo hein? Não tem nem de onde se “admirar” o skyline de São Paulo. Da beira do Tietê? O do Rio de Janeiro é muito mais bonito. Minha opinião.

    Curtir

  4. Ranking tao importante quanto os do tripadvisor ou aquele que escolheu a rua mais bonita “do mundo”.

    #useless

    Curtir

    • Não concordo. Eles foram claros nos seus critérios. Não é beleza que importou e nem de onde tu vai visualizar. Além do mais a Emporis é a maior autoridade em skylines e prédios. Não ta contente com esse ranking, faz outro e usa os treus critérios. #prontofalei.

      Curtir

    • A rua mais bonita do mundo é a maior abominação do gênero que já vi na minha vida. Não foi ranking ou pesquisa, foi um blog que resolveu dar este título e a ideia pegou. Ridículo.

      Curtir

  5. São Paulo tem um skyline horrendo, um monte de prédio colado uns aos outros, sem qualquer harmonia e uma variedade de feiura. No Brasil, os melhores skylines são os de Brasília e o Centro do Rio, são os únicos com um pouco de classe e harmonia.

    Curtir

  6. O Skyline de Porto alegre não é feio, o lago com o Cais do Porto, ons guindastes (pena que foram demolidos), e a Igreja das Dores nos fundos, é muito bonito.

    E a O Viaduto Otavio Rocha que parece um desfiladeiro de edifícios. Tb gosto muito

    E lá na Orla do Cristal estão fazendo aquele prédios verdes de vidro que vcs gostam. Deixem assim, Vcs ficam a orla do Cristal pra vcs avacalharem, o deixem o Centro com a sua poesia, beleza singela, despretensão

    Curtir

  7. Ao ver a lista completa notei Balneário Camboriú em 76º lugar
    Mas os critérios para esta eleição são risíveis.

    Curtir

  8. Já eu, prefiro a Avenida Atlântica em Copacabana.

    Curtir

  9. olha esse ranking pelo q entendi avalia prédios altos por metro quadrado, nao avalia beleza, funcionalidade, arquitetura, resumindo não avalia qualidade. Recife, Fortaleza, Salvador são cidades feias de extrema pobreza com um monte de prédios gigantescos beira praia onde mora a pequena casta dominante (Salvador não é exatamente beira praia mas se enquadra no q referi). Goiania e curitiba,, assim como Maringá e Londrina, são cidades de forma geral bonitinhas, bem arrumadinhas, mas sem grandes atrativos, sem charme e na minha opnião totalmente sem sal. Rio é espetacular, uma cidade viva, pulsante, porém muita pobreza, sujeira, malandros etc, para mim uma cidade p visitar somente. São Paulo uma selva de pedra, obvio q tem alguns bairros bons, mas em sua maioria a cidade é feia, suja, arquiterura é horrorosa. Então antes d começar esse chororo “nanica Porto Alegre”, vamos fazer uma análise mais criteriosa, menos emoção e mais razão, Porto Alegre de forma geral é uma cidade bonita e bem cuidada, obvio q tem problemas precisa melhorar, e acredito q nos próximos anos muita coisa vai mudar mesmo q aos trancos e barrancos, então vamos parar d depreciar tanto nossa cidade, vamos dar mais valor para as coisas boas, ela não merece isso. Ah e uma coisa eu digo Porto Alegre nunca tera dimensões e população de NY, Singapura, Tóquio, SP, Londres etc quem espera por isso melhor se mudar. Digo isso com conhecimento de causa d quem conhece muito desse Brasil e do mundo.

    Curtir

  10. Londres foi mau “rankiada” porque também tem um plano diretor que limita a altura dos prédios. Não tem haver com cidade nanica.

    Curtir

  11. Meio estranho.
    Sampa tem um skyline bonito, em determinadas partes, mas se é por altura, acho meio injusto.
    haha

    Pra mim, o do Centro do Rio é o mais belo do Brasil.

    Curtir

  12. Piada né. Sampa é impactante e horrorosa também. Se destaca numa Americazinha do Sul, ok, mas se comparada com as demais megalópoles globais leva literalmente tunda de relho, e percebe-se o quanto é arcaica em termos arquitetônicos e urbanísticos, muitíssimo esculachada e com skyline gigante mas horrendo. Nada a ver com Tóquio, Cingapura, Seul, Berlim, Paris, Sidney, Cidade do México, Buenos Aires, Montreal, e vários outras, enfim, destaque zero em termos globais na sua categoria de mega cidade.

    Curtir

  13. Gostaria de compartilhar alguns projetos propostos para a cidade de Nova Iorque. Ate foi criada uma imagem com o skyline da cidade em 2030, muito bonito

    http://skyscraper.org/EXHIBITIONS/TEN_TOPS/nyc.php

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: