Porto Alegre está entre as dez cidades mais inteligentes do país

Grupo Urban Systems avaliou 70 indicadores de 700 municípios brasileiro   Foto: Bruno Bertuzzi/Divulgação PMPAs

Grupo Urban Systems avaliou 70 indicadores de 700 municípios brasileiro   Foto: Bruno Bertuzzi/Divulgação PMPAs

O Fórum Connected Smart Cities premiou nesta segunda-feira, 3, em São Paulo, as cidades mais inteligentes do país, com base em uma pesquisa feita pelo grupo Urban Systems que avaliou mais de 70 indicadores. Porto Alegre ficou com o nono lugar entre 700 municípios brasileiros. O vice-prefeito Sebastião Melo representou o prefeito José Fortunati no evento e destacou a importância do reconhecimento nacional. “O prêmio materializa uma série de esforços no sentido de instrumentalizar Porto Alegre de forma que a tecnologia trabalhe realmente a serviço do cidadão”, afirmou Melo. “Isso nos torna não só uma cidade inteligente, mas também transparente, conectada, colaborativa, empreendedora e, acima de tudo, um lugar cada vez melhor de se viver e preparada para receber nossos visitantes”, disse Melo.

Em sua fala após a premiação, o vice-prefeito aproveitou para citar as transformações ocorridas nos últimos anos no campo da inovação tecnológica em Porto Alegre. “Hoje nos orgulhamos de termos órgãos trabalhando especificamente nessa questão e desenvolvendo um trabalho importantíssimo para cidade.” Melo apontou o Centro Integrado de Comando (Ceic), a abertura de dados, e o incentivo à economia criativa como fundamentais na construção de uma Porto Alegre mais inteligente. “Definitivamente as cidades inteligentes utilizam as novas tecnologias para potencializar cada cidadão e, dessa maneira, desenvolver a inteligência coletiva, o que gera mais qualidade de vida a todos”, concluiu.

Para a secretária Maria Fernanda Bermúdez, do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura (Inovapoa), que também participa do fórum, o reconhecimento colabora para dar visibilidade ao trabalho e reforça os indicadores positivos da cidade. “O resultado é uma administração que utiliza novas tecnologias e a inovação para encontrar soluções, ou seja, uma cidade mais inteligente e atenta aos desafios. Quem ganha é a população”, ressaltou.

De acordo com Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, empresa responsável pelo pela pesquisa que definiu o ranking, a questão das cidades é uma das mais importantes da década, especialmente na questão da utilização dos recursos dos municípios. Também participaram do fórum o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher,  e o diretor administrativo da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Maco Antônio Seadi.

Ranking – O ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, e será dividido em três resultados: geral, que avaliou todos os indicadores em mais de 700 cidades brasileiras, das quais 50 serão contempladas no resultado final (Porto Alegre está entre as dez); por faixa populacional, listando dez cidades para cada categoria – até 100 mil habitantes, de 100 a 500 mil e acima de 500 mil habitantes; e por segmento, que vai apontar as cinco cidades em cada um dos setores considerados prioritários.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Deve ser pq o Fortuna estava passeando na Itália com a esposa…

  2. o atual prefeito Sebastião Melo recebendo prêmio de “inteligência” é igual dar prêmio de Santidade pro Kid Bengala.

Faça seu comentário aqui: