
Nova ciclovia fica na rua Silvio Delmar Hollembach, Jardim Leopoldina Foto: Cinthya Py/Divulgação PMPA
A ciclovia da rua Silvio Delmar Hollenbach, Jardim Leopoldina, na zona Norte de Porto Alegre está em fase final de conclusão. O novo espaço de circulação de ciclistas terá uma extensão de 400 metros, com o recapeamento asfáltico realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Esta será a terceira ciclovia implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no bairro Jardim Leopoldina. Já foram entregues à comunidade ciclovias na rua Lydia Moschetti, com 370 metros de extensão, e na Juscelino Kubitschek, com 1,1 km.
Uma das principais características da nova ciclovia será a existência de travessia elevada em frente à Escola Estadual Baltazar de Oliveira Garcia, com mais segurança para pedestres e ciclistas. A faixa exclusiva dos ciclistas possibilita a ligação com a ciclovia da avenida Juscelino Kubitschek, onde está localizada a Praça México, local de referência e convívio daquela comunidade. No cruzamento da rua Silvio Delmar Hollenbach com a Juscelino Kubitschek será implantada uma travessia semaforizada.
Eixo Baltazar – De acordo com a engenheira Alessandra Andrea Both, da equipe de modal cicloviário da EPTC, a malha cicloviária da região Norte tem, como principal característica, o atendimento à área escolar da região do Eixo Baltazar, com a execução de travessias elevadas para ciclistas e pedestres diante de três escolas contempladas. “É um projeto voltado à segurança e mudança cultural no uso de bicicletas”, afirma.
A malha completa de ciclovias na zona Norte (Eixo Baltazar), quando concluída, somará 4,8 km. A proposta da EPTC inclui, também, ciclovias localizadas nas avenidas Ecoville e Homero Guerreiro, e também nas ruas Silvestre Félix Rodrigues e Braille. Com este novo espaço exclusivo para ciclistas, a capital já conta com 28 km de ciclovias implantadas.
Zona Leste – Está em fase de instalação o trecho exclusivo para ciclistas da avenida Nilópolis, bairro Bela Vista. A faixa terá 650 metros de extensão e ficará localizada junto ao canteiro central da via, entre as avenidas Lucas de Oliveira e Ijuí. Após a conclusão dos trabalhos na av. Nilópolis, será executada pela EPTC a continuação da ciclovia da av. Neusa Brizola até a av. Protásio Alves, passando pela rua Santa Cecília até a av. Ipiranga.
Obras de execução de ciclovia também estão sendo realizadas em outro ponto da Capital, na av. Ipiranga, num trecho de 1,5 quilômetro, entre a avenida Cristiano Fischer e a rua Félix Contreiras Rodrigues. O objetivo da prefeitura é contar com 35 quilômetros de ciclovias até o final deste ano.
Bela ciclovia, é uma pena que precisamos de tachões, como se aquelas duas linhas não fossem suficientes para segregar os nossos (DES)respeitosos motoristas dos ciclistas. Talvez com uma fiscalização mais forte com o tempo se tornaria desnecessário.
CurtirCurtir
Nesse link tem a foto da travessia elevada. http://t.co/ju5BJmqCDf
É uma faixa de segurança nivelada com a calçada.
CurtirCurtir
Essas faixas são muito boas.
CurtirCurtir
Agora entendi.
haha
Obrigado
CurtirCurtir
O que seria uma travessia elevada?
Essa ciclovia parece boa mesmo
CurtirCurtir
Acho que a cor tem por objetivo chamar a atenção mesmo. Se assim chamativa muitas vezes não é respeitada, imagina se fosse discreta, da mesma cor da via?
Espero que o próximo passo seja a extensão da Nilópólis até a o Iguatemi.
CurtirCurtir
Na Ipiranga o novo trecho da ciclovia não foi inaugurado ainda mas já é de uso das pessoas que correm por lazer.
CurtirCurtir
Pena que voltaram com a tinta maldita.
CurtirCurtir
Julgando pela foto a largura, construção, etc da ciclovia parece muito boa.
CurtirCurtir