
Grupo de trabalho visitou o conjunto arquitetônico Vila Flores Foto: Adriana Marchiori/Divulgação PMPA
O secretário Municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, apresentou nesta sexta-feira, 28, as oportunidades de desenvolvimento para o 4º Distrito de Porto Alegre aos empresários dos setores de serviços, indústria e construbusiness associados à American Chamber of Commerce for Brazil – Amcham. Na palestra, que teve como tema Porto Alegre do Amanhã: Ideias e Oportunidades para o Desenvolvimento, Tonetto disse que o desafio da prefeitura é traçar um plano econômico para região que seja indutor primário do desenvolvimento. “Estamos produzindo um regime especial para o 4º Distrito, com aditivos fiscais e mecanismos que possibilitem que o mercado possa se autofinanciar”, afirmou.
Tonetto falou sobre as potencialidades de Porto Alegre, que a diferenciam na atração de investimentos. “O município tem baixo nível de endividamento (10,8%), possui um Fundo Previdenciário com R$ 700 milhões e resultado orçamentário positivo”, disse.
O cenário favorece novos investimentos, disse o secretário, que citou a escolha do grupo alemão Medical Valley em instalar o cluster da saúde em Porto Alegre, com o início do projeto em março de 2016. O programa reúne os principais agentes públicos e privados para o desenvolvimento e produção de tecnologia de alto impacto na melhoria da saúde. “Temos universidades pública e privadas, parques tecnológicos e incubadoras que são referência, além disso, somos a segunda cidade de expressão econômica do país com maior número de PHDs per capita; a terceira capital com maior número de empresas de TI e a quarta capital com mão de obra empregada formalmente em empresas de alta tecnologia”, afirmou.
O secretário disse, ainda, que a cidade é uma das primeiras capitais a criar uma rede pública gratuita de acesso à internet, e o segundo município na transmissão de dados no país, com uma rede de fibra ótica com 900 quilômetros. “Existe em Porto Alegre um ambiente altamente favorável para receber empresas de tecnologias no 4º Distrito, o que vem ao encontro da necessidade de ampliação dos parques tecnológicos, e a retenção dos profissionais especializados”, finalizou.
Visita ao 4º Distrito – Após a palestra na Amcham, que contou com a presença dos secretários da Governança, Cezar Busatto, e do Inovapoa, Maria Fernanda Bermúdez, o grupo de trabalho da Prefeitura de Porto Alegre para a revitalização do 4º Distrito, formado pelas secretarias da Fazenda, Obras e Viação (Smov), Urbanismo (Smurb), Turismo (SMTUR) e o Inovapoa, visitou o conjunto arquitetônico Vila Flores e o empreendimento imobiliário Fiateci, localizados na região.
Categorias:Revitalização 4º Distrito
Faça seu comentário aqui: