Reforma da bilheteria prepara reabertura do Trenzinho da Redenção

Prédio do antigo postinho será restaurado para receber a bilheteria  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Prédio do antigo postinho será restaurado para receber a bilheteria  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Uma das mais tradicionais atrações do Parque Farroupilha (Redenção), desativada em 2007, está prestes a retornar ao cenário do parque. Foi assinada nesta semana a ordem de início das obras de recuperação do prédio que vai abrigar a bilheteria do trenzinho que circula pelas alamedas do parque em passeios para crianças e adultos.

A recuperação do Postinho da Redenção, prédio tombado pelo patrimônio histórico que se localiza às margens de onde passava o leito da rua Setembrina, receberá uma reforma que inclui limpeza e restauração do piso interno com aplicação de cera ou impermeabilização para proteção; substituição na beirada do pavimento do pátio externo junto ao postinho; restauração de tampa metálica localizada no pavimento do pátio externo; restauração das paredes internas e externas; restauração das esquadrias metálicas com acabamento e tinta respeitando as cores originais e acabamentos previstos no tombamento do parque; restauração das portas metálicas; e troca das pingadeiras cerâmicas vermelhas. Também serão instalados vidros nas esquadrias e uma estrutura removível que permita o fechamento total do edifício quando a bilheteria não estiver sendo utilizada. Internamente, o prédio receberá mobiliário, como cadeira para atendimento de bilheteria, móvel de apoio para caixa, armário e cortinas nas janelas.

A reforma do postinho é a última condicionante que a empresa permissionária Sólidos Diversões Ltda, vencedora da concorrência pública,  tem a cumprir para poder solicitar a Licença de Operação do trenzinho e começar a funcionar.

Trenzinho – O equipamento, que terá características semelhantes a uma Maria Fumaça será movido a biodiesel. A locomotiva, cuja cor predominante é verde bandeira, terá três vagões, cada um com seis bancos, totalizando 18 lugares. A trilha a ser percorrida em cerca de 15 minutos, terá 1.800 metros e o trenzinho deverá possuir sistema de sonorização com fins educativos, relatando durante o trajeto a história do parque, identificando seus recantos e promovendo educação ambiental e patrimonial do Parque Farroupilha.

O trenzinho deverá funcionar das 10h até o entardecer. Por lei, quem define o valor do ingresso é o próprio permissionário. A permissão de uso terá validade de cinco anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, ,

7 respostas

  1. kk que loucura, faltam iniciativas assim na cidade, porto alegre é 0 turística

    Curtir

  2. Curioso para saber o custo da reforma.

    Curtir

    • Não há custo de reforma para o municipio. Quem vence a licitação é responsável pela colocação e manutenção do trem. Ao contrário, quem ganha é o município que irá receber mensalmente o valor ganho na licitação.

      Curtir

  3. Interessante! Nem sabia que um dia existiu tal atração na Redenção. Pelo que vi no google, é um trator que puxa os vagões. Achei que fosse um trenzinho de verdade com trilhos e tudo mais, hehe.

    Curtir

  4. Nunca vi pessoalmente e tambem nao encontrei informaçoes suficinetes no google.

    Alguem teria como falar mais sobre?

    Curtir

  5. Aleluia, irmãos!!! Finalmente esse processo saiu do colo de alguem que ninguém sabe até hoje porque ficou tanto tempo travado. De volta a alegria do Parque

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: