Reforma da bilheteria prepara reabertura do Trenzinho da Redenção

Prédio do antigo postinho será restaurado para receber a bilheteria  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Prédio do antigo postinho será restaurado para receber a bilheteria  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Uma das mais tradicionais atrações do Parque Farroupilha (Redenção), desativada em 2007, está prestes a retornar ao cenário do parque. Foi assinada nesta semana a ordem de início das obras de recuperação do prédio que vai abrigar a bilheteria do trenzinho que circula pelas alamedas do parque em passeios para crianças e adultos.

A recuperação do Postinho da Redenção, prédio tombado pelo patrimônio histórico que se localiza às margens de onde passava o leito da rua Setembrina, receberá uma reforma que inclui limpeza e restauração do piso interno com aplicação de cera ou impermeabilização para proteção; substituição na beirada do pavimento do pátio externo junto ao postinho; restauração de tampa metálica localizada no pavimento do pátio externo; restauração das paredes internas e externas; restauração das esquadrias metálicas com acabamento e tinta respeitando as cores originais e acabamentos previstos no tombamento do parque; restauração das portas metálicas; e troca das pingadeiras cerâmicas vermelhas. Também serão instalados vidros nas esquadrias e uma estrutura removível que permita o fechamento total do edifício quando a bilheteria não estiver sendo utilizada. Internamente, o prédio receberá mobiliário, como cadeira para atendimento de bilheteria, móvel de apoio para caixa, armário e cortinas nas janelas.

A reforma do postinho é a última condicionante que a empresa permissionária Sólidos Diversões Ltda, vencedora da concorrência pública,  tem a cumprir para poder solicitar a Licença de Operação do trenzinho e começar a funcionar.

Trenzinho – O equipamento, que terá características semelhantes a uma Maria Fumaça será movido a biodiesel. A locomotiva, cuja cor predominante é verde bandeira, terá três vagões, cada um com seis bancos, totalizando 18 lugares. A trilha a ser percorrida em cerca de 15 minutos, terá 1.800 metros e o trenzinho deverá possuir sistema de sonorização com fins educativos, relatando durante o trajeto a história do parque, identificando seus recantos e promovendo educação ambiental e patrimonial do Parque Farroupilha.

O trenzinho deverá funcionar das 10h até o entardecer. Por lei, quem define o valor do ingresso é o próprio permissionário. A permissão de uso terá validade de cinco anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, ,

7 respostas

  1. Aleluia, irmãos!!! Finalmente esse processo saiu do colo de alguem que ninguém sabe até hoje porque ficou tanto tempo travado. De volta a alegria do Parque

  2. Nunca vi pessoalmente e tambem nao encontrei informaçoes suficinetes no google.

    Alguem teria como falar mais sobre?

  3. Interessante! Nem sabia que um dia existiu tal atração na Redenção. Pelo que vi no google, é um trator que puxa os vagões. Achei que fosse um trenzinho de verdade com trilhos e tudo mais, hehe.

  4. Curioso para saber o custo da reforma.

    • Não há custo de reforma para o municipio. Quem vence a licitação é responsável pela colocação e manutenção do trem. Ao contrário, quem ganha é o município que irá receber mensalmente o valor ganho na licitação.

  5. kk que loucura, faltam iniciativas assim na cidade, porto alegre é 0 turística

Faça seu comentário aqui: