Técnicos da Prefeitura e da Metroplan dividem elaboração do projeto, que também contempla 16 cidades

Trajetos feitos entre as estações de Guaíba, do Centro e do Barra Shopping Sul atendem cerca de 3,3 mil passageiros por dia | Foto: Marcela Barbosa / Divulgação / PMPA / CP
Um estudo sobre a implantação de 12 novas estações de catamarã em Porto Alegre vai ser apresentado em uma reunião pública na sede da AABB (Av. Cel. Marcos, 1000), às 19h desta segunda-feira. Desde o início do ano, técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), EPTC e Metroplan dividem a elaboração do projeto. O Plano Hidroviário do Estado também envolve a expansão do transporte hidroviário de passageiros para 16 cidades da região Metropolitana.
Hoje, os trajetos feitos entre as estações de Guaíba, do Centro da Capital e do Barra Shopping Sul atendem cerca de 3,3 mil passageiros por dia, segundo a operadora CatSul.
A região do estádio Beira-Rio pode ser a próxima a contar com o serviço em Porto Alegre, graças à disposição do Sport Club Internacional de apoiar financeiramente os estudos. Os municípios seguintes na lista podem ser Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo, na região do Delta do Jacuí.
Não há prazo definido, no entanto, para que as novas estações hidroviárias planejadas comecem a funcionar. Os projetos devem passar por licenciamentos ambientais, aprovação da Marinha e autorização da tarifa pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). Em dezembro, o início da operação do atracadouro da zona Sul foi atrasado devido a divergências entre a Metroplan e a Agergs.
Correio do Povo – Bibiana Borba
Para a zona sul seria perfeito. A parada no Barra não pega nem a metade da demanda que haveria se a parada fosse em Ipanema ou Belém Novo.
CurtirCurtir
Acho inviável a expansão do catamarã dentro de poa, infelizmente. Agora, com destino a outras cidades é uma idéia interessante. Assim como o transporte entre cidades via ferrovia.
CurtirCurtir
Uma no Cais depois de pronto, seria perfeito.
CurtirCurtir