Turma do atraso tenta evitar obras no Cais Mauá com ação no STF

Movimento questiona falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental

O movimento Cais Mauá de Todos ingressará no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana que vem, com um mandado de segurança para evitar a continuidade da concessão da região à iniciativa privada. Em encontro realizado nesta quinta-feira, um grupo formado por arquitetos, urbanistas e sociólogos apresentou um conjunto de falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental do Consórcio Cais Mauá.

Nesta sexta, está prevista uma audiência pública sobre o projeto, quando alguns dos apontamentos serão questionados aos integrantes do consórcio. “Mais uma vez será feito um debate com o projeto fechado”, criticou Milton Cruz, sociólogo.

Ele destacou que há falta de informações no estudo e poucas ações efetivas. Citou o impacto que o empreendimento irá gerar no trânsito na região. “Ao invés de propor soluções, repassa ao poder público a responsabilidade por fazer as melhorias”, alertou.  De acordo com o arquiteto Cristiano Kunze, algumas intervenções propostas poderiam ser feitas pelo próprio poder público. “Não há uma discussão em como o projeto do Cais será inserido no projeto de revitalização do Centro e como a população terá acesso a ele”, apontou.

Correio do Povo

______________

Título original do Correio: “Grupo tenta evitar obras no Cais Mauá com ação no STF”

______________

Alguns comentários e depoimentos das redes sociais:


É impressionante o nível de mentira que essa gente precisa inventar para justificar o injustificável.

– “O Cais vai se transformar em uma amontoado de shoppings, estacionamentos, torres de 350 andares, o povo será proibido de entrar, bla bla bla.”

Nada pode ser mais mentiroso, a verdade é que o projeto vai devolver o Cais Mauá ao povo de Porto Alegre.

12042949_766026380174221_3829424243332731333_n

‪#‎PôrDoSolLivre‬


Como é possível uma cidade chamada Porto Alegre ostentar um dos portos mais feios e arcaicos do planeta?

Como a nossa Orla que poderia ser viva, linda e pulsante continua até os dias de hoje jogada e abandonada aos ratos?

E porque precisamos ter um MURO dividindo a população daquilo que temos de mais sagrado: a nossa vista para o Pôr do Sol no Guaíba?

Esse movimento luta pela defesa do empreendimento que quer devolver à população seu contato com o CAIS e pela derrubada do Muro da Mauá e de todo o pensamento retrógrado que atravanca o empreendedorismo da cidade e nos torna essa Porto Alegre tão atrasada!

Queremos mais contato com a natureza, mas também queremos mais contato com a modernidade. Olhem o visual que estamos perdendo! Como o nosso Cais podia ser lindo, não acham?

Vamos abraçar essa empreitada. Vamos redesenhar, transformar e guiar a cidade que vivemos. Mais do que ocuparmos espaços e desfrutarmos do pôr do sol que nos é escondido, o simbolismo desse movimento é fundamental para avançarmos as nossas pautas na sociedade gaúcha. Nós queremos o Cais do Porto Livre Já! Pôr do Sol Livre!

Curtam, compartilhem e convidem os seus amigos! ⚡ ⚡


Tiago Menna

Depois de ter a economia avacalhada pelos nossos governantes, eis que uma iniciativa privada deseja revitalizar o Cais Mauá com custo ZERO para o poder público.

ZERO de investimento público e contrapartida de mais de 28 mil empregos gerados. Isso, para uma economia quebrada como a nossa, ajuda uma boa parte da população a respirar (e comer).

Além disso, vamos ter 3,2 km de orla de volta! E ainda, revitalizados! É indiscutível que isso vai valorizar a área, gerar mais empregosindiretamente e trazer mais orgulho para a nossa capital!

Só que… a vanguarda do atraso já está se manifestando em peso e estarão presentes amanhã para tentar derrubar esse projeto!

Por isso, convido a você, cidadão de Porto Alegre, que quer uma cidade melhor, apoiar um projeto que só vai trazer benefícios para nossa cidade!

Convide familiares, amigos, colegas para fazermos juntos história e transformar Porto Alegre em uma cidade admirada mundialmente!

Matheus Sperry




Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

53 respostas

  1. QUE DESLEIXO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DE PORTO ALEGRE.
    O Cais Mauá já é praticamente um símbolo de Porto Alegre, presente nas antigas fotos da cidade.
    Se for para fazer uma revitalização, basta apenas pintar, consertar o que está estragado e deu. Essa palhaçada de construir torre, shopping, é uma grande bobeira por parte de que não dá a mínima para a cidade.
    Meus parabéns aos que estão se esforçando para evitar essa ‘destruição’ de um patrimônio histórico da nossa querida Porto Alegre. Se não fosse essas pessoas, teríamos apenas um grande charuto onde hoje é a Usina do Gasômetro.
    Parece que hoje em dia todos querem apaulistar minha cidade, construindo principalmente aqueles prédios altos e feios. OS TEMPOS PODEM TER MUDADO, MAS AINDA É MELHOR NÃO FAZER NADA DO QUE ESTRAGAR O QUE ESTÁ QUIETO.

Faça seu comentário aqui: