Novo vídeo do Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Novo vídeo do Projeto de Revitalização do Cais Mauá, criado essa semana pela Cais Mauá do Brasil.

 

 

Fonte original: https://www.facebook.com/caismauaoficial/videos/1082028361828232/

Obs.: Como não tenho como embedar no blog o video do Facebook, fiz o download e o posterior upload para o Canal do Porto Imagem do Youtube.



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, video

Tags:, ,

25 respostas

  1. O Ulisses deve ser sócio acionista dos shoppings em POA.

  2. Videos ou render em Poa… já sabemos que vai sair bem diferente do mostrado!!!

  3. Podiam reservar um espaço no Cais, lá perto da Rodoviária, pro pessoal da esquerda fumar sua maconhazinha tranquilamente. O local também poderia ser usado para travestis fazerem sexo durante a madrugada (para agradar o pessoal da diversidade também).

  4. Brano, você está certo. Concordo plenamente.

  5. Alguém, por favor, amarra o pessoal do contra em cadeiras e forcem-os a assistir esse vídeo. Tenho certeza absoluta que eles somente filtram as palavras, “prédio”, “estacionamento” e “shopping” e nem se preocuparam em pesquisar sobre o projeto. Eu gostaria muito de ir a Poa e conhecer esse lugar mas, ELES, preferem que ninguém tenha acesso ao cais, ou, pelo menos, somente ELES querem ter acesso ao local. Ou seja, o TODOS do Cais Mauá para Todos, não possui o significado real da palavra. Assim como a palavra “democracia” mudou de significado no Brasil e tornou-se sinônimo de ditadura, centralização de poder e etc.

    Digo isso com toda convicção pois, a ideia do shopping também não me agradava, mas após ver o vídeo mudei completamente de ideia a respeito. E logo após, assisti o vídeo do pessoal do contra e ficou nítida a real intenção deles.

    Há uma nítida intenção de chamar a atenção.
    É preferível que o “patrimônio histórico” desmorone e se transforme em entulho do que alguém que queria gastar dinheiro para manter a história da cidade viva e, em contra-partida, lucre com isso. (Lucro = pecado mortal). E é obrigação do Estado, com recursos escassos, deixar de investir em saúde e educação para reformar esses galpões (qual a utilidade deles mesmo?). Ou o investidor deve cobrar aluguel das plantas ou até mesmo do Guaíba?
    Esse pessoal tem uma ânsia exacerbada e autoritária de controlar o que as pessoas devem querer ou não. Se há espaço para shopping é porque as pessoas querem usufruir disso. Qual problema? Eu não sou um grande fã de shoppings mas se um dia eu quiser visitar um, eu serei proibido por alguém que eu nem conheço mas que acha que sabe o que é melhor pra minha vida? Será que devo me consultar com essas pessoas de “esquerda” sobre qual horário devo fazer cocô?

    To cansado dessa enrolação!

    • Publicidade é publicidade. Até o Guaíba passou a ser azul. E como o objetivo da propaganda é mostrar os pontos bons e esconder os negativos, mal falaram dos prédios que não fazem parte da revitalização. Acho que há confusão entre restaurar os armazéns e docas, fazer praças, projeto paisagístico etc. e construir prédios novos no mesmo local, descaracterizando-o. Se a prefeitura pode gastar R$80 milhões em viaduto, pode gastar o mesmo na restauração. A OSPA conseguiu financiamento através do MinC, por exemplo.

      O que não aparece no vídeo promocional, e o que mais me chama a atenção, é o impacto negativo ao comércio da região e o impacto na mobilidade, levando mais carros ao Centro já saturado. Mesmo se houvesse demanda por shopping, estaria sendo atendida no local errado; e se a intenção é atrair turistas, não é com shopping e escritórios que vão conseguir. No projeto, há a previsão do shopping ter mais visitantes por ano quando em pleno funcionamento do que o Praia de Belas, veja só. Vão tirar esse povo de onde? É só ver a taxa de construção de shoppings vs. taxa de crescimento de vendas em shoppings pra ver que a conta não bate. Tem alguma coisa estranha aí.

      De qualquer forma, eu acho que o empreendimento em contrapartida à revitalização não precisa ser fisicamente no mesmo local. Que a prefeitura ceda outro espaço, de área até maior, aí sim fazendo possivelmente uma diferença na região (como os defensores gostam de dizer que acontece com toda área ao redor de um shopping). No Centro, vai ser só um elefante branco.

      E eu já estou de saco cheio dessa mania de querer polarizar tudo, mas da mesma forma como tu chora em relação ao autoritarismo, posso dizer que autoritário é querer enfiar shopping goela abaixo da população. Teve gente que bateu palma pra Rosane de Oliveira falando que “quem quiser ir a pé ou de bicicleta, que vá”. Oras, se quiser ir pra shopping, tem vários espalhados pela região. Democracia, amiguinho, é debater ideias e respeitar opiniões.

  6. Pelo vídeo não entendi onde vai ficar o shopping novo? Vai ser construído? O vídeo dá a entender que só prédios de escritórios vão ser construídos. E as 4 mil vagas pra estacionamento, onde ficam? Tive a impressão que os pontos mais controversos não foram abordados nesse vídeo promocional.

    • Qualquer meia duzia de lojas pode ser chamado de shopping… E tra mais de meia duzia nas docas alem do “mall horizontal”… Que tambem pode ser chamado de shopping… Estacionamento… Entre o muro e as docas ja seve de estacionamento (e gratuito), porem so pessoas com privilégios políticos ou concursados podem estacionar la dentro…

    • É um “shoppingzinho” de 35.000m² de área locável. Tem outras imagens onde ele aparece melhor (https://portoimagem.wordpress.com/imagens-do-projeto-de-revitalizacao-do-cais-maua/).
      Também estranho a tentativa de esconder o estacionamento e escritórios/hotel do projeto nesse vídeo.

      • Está me parecendo lobby de garagistas e outros preocupados com concorrência. Não admitem modernidade querem reservas de mercado, Uber, e outras inovações para o consumidor são coisas proibidas.

        A minoria barulhenta está sendo usada também. Cortar árvores, andar só de bicicleta, não poder chegar de carro, como se todos vão passear com a família no frio e chuva de bike!

        Os partidecos estão tendo uma ótima oportunidade de obter microfone e luzes.

      • Shopping e estacionamento são “modernidade”? hahahahahahahaa

      • @Armando

        E quem vai se animar a ir passear no Cais com frio e chuva, mesmo que seja de carro?

      • Modernidade que me referi não é shopping ou estacionamento. É todo o conjunto que deve dar conforto para o visitante. Para os locais e para quem vem visitar Porto Alegre, que aliás precisa de mais atrações. O que queremos é a revitalização daquilo tudo.

      • Revitalização é diferente de construção de shopping. Baita presente de grego.

      • Eh bondade sua achar que o setor privado vai revitalizar uma area sem explorar ela pra ganhar dinheiro… Logo um shopping e garagem serao para isso… Ou a revitalizacao sai assim ou vamos continuar com os cais detriorando e servindo para NADA…

      • Ninguém falou em querer de graça. Para mim, a contrapartida é desproporcional. Já há todo o espaço dos armazéns para ser explorado. Colocar mais um shopping ali é exagero. É interessante em outras áreas da cidade.

      • Ulisses, tu só joga opiniões sem dar embasamento pra elas. Assim cansa. Imagino que tu não vá visitar o cais depois de pronto, ou se o fizer, sempre será coberto de vergonha. Shopping é a nova versão da AIDS pra ti né. Quanto exagero…

  7. Muito lindo…finalmente a população de porto alegre poderá aproveitar a orla decentemente

  8. É o que POA precisa! Ótimo empreendimento!

  9. Excelente! Aparentemente manterão os edifícios como no projeto inicial, vai dar uma bela renovada no centro de POA. Finalmente Porto Alegre vai ter um local turístico à altura da cidade.
    É incrível como várias pessoas me perguntavam o que fazer como turismo na cidade e realmente faltava algo tão emblemático como uma Cais restaurado.

Faça seu comentário aqui: