Prefeitura homologa edital e apresenta novo layout dos ônibus

Usado desde 1994, “eletrocardiograma” será trocado por pintura mais homogênea

Novo design nos ônibus estará nas ruas a partir de quando o contrato vigorar | Foto: José Fortunati / Twitter / Divulgação

Novo design nos ônibus estará nas ruas a partir de quando o contrato vigorar | Foto: José Fortunati / Twitter / Divulgação

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, homologou o resultado da licitação do transporte público, na tarde desta segunda-feira, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No ato, a prefeitura apresentou também o novo layout dos ônibus da Capital, que passarão a ter uma cor mais homogênea e não mais o “eletrocardiograma”, utilizado desde 1994.

Os novos ônibus serão bicolores, com o cinza na parte de baixo do veículo e outra cor predominante – vermelho, azul, ocre e verde – na parte superior. Assim como é hoje, a cor indicará a bacia a qual a linha atende: vermelho (Norte), azul (Sul), ocre (Centro/Carris) e verde (Leste).

De acordo com o presidente da EPTC, Vanderlei Cappelari, a mudança do padrão das cores facilitará a identificação dos ônibus e a vida dos usuários do transporte público, evitando confusões. “Hoje o nosso ônibus é muito poluído na questão de cores. Isso ocasionava, às vezes, um problema de identificação do usuário”, afirmou.

Outra mudança significativa será o aumento no letreiro da identificação das linhas. “Ampliamos o tamanho do letreiro, que foi uma demanda do orçamento participativo, com luzes leds mais visíveis, para que a visualização seja bastante distante”, ressaltou o presidente da EPTC.

Correio do Povo

Clique aqui para baixar o pdf com mais detalhes sobre o layout, direto do site da prefeitura.

nova_identidade_visual_onibus-5

nova_identidade_visual_onibus-10

_______________

Leia mais:

Fortunati garante que haverá apenas um reajuste na tarifa em 2016

 



Categorias:Ônibus

Tags:, , , , , ,

16 respostas

  1. só espero que melhorem os letreiros, Poderiam deixar fixados na lateral os destinos principais.
    E fazer uma regra pros ônibus pararem no corredor, cansado de ficar no fim do corredor e o ônibus parar no início, se vou até ele, ele vai embora.. e se fico no início, ele para no fim.

    Curtir

  2. Bem que poderiam por um espaço para a publicidade nos bus.
    Já ajudaria a bancar o ar no verão.
    hehe

    Curtir

    • Já tem, atrás deles. Mas poderia ter muito mais, em San Diego os onibus são inteiramente adesivados com propagandas, como fizeram aqui na Copa.
      Também poderiam por máquinas de refri ou etc, os ônibus poderiam ser muito melhor aproveitados.. Falta incentivo a iniciativa privada

      Curtir

  3. Os vermelhos são para torcedores do Inter e os azuis para os torcedores do Grêmio.

    Curtir

  4. Sério que será esse layout? meu deus não tirem o eletrocardiograma

    Curtir

  5. é disso que eu falo, eu curti esse novo Layout, bem mais simples, vai ficar mto bom

    Curtir

  6. Legal! Gostei! Já que é para padronizar será que vão colocar esse novo visual nos antigos tbm?? Acho que sim né

    Curtir

  7. O problema começa quando nem no render os onibus são adequados pra transporte de seres humanos. Tudo cabritão, alto, com degrau na entrada e na saída. No mundo inteiro se facilita o acesso, aqui se dificulta. Existe tecnologia (mais de 20 anos) para por o motor na vertical atrás e deixar o ônibus inteiro com piso baixo. Ao menos tinham que usar como padrão aqueles ônibus que a infraero usa na pista do salgado filho. Tem piso baixo e a porta abre pra fora, ampliando o espaço de circulação. Mais vale um ónibus velho, mas confortável e bem projetado do que um cabrito novo.

    Curtir

    • Exatamente, os ônibus de piso baixo não só facilitam a entrada de idosos, pcds e crianças como também agilizam a entrada de todos. Fora a grande vantagem de que cadeirantes irão apenas precisar de uma rampa que pode ser até manual, sem ficar a mercê dos elevadores que nem sempre passam pela devida manutenção.

      Curtir

    • Concordo 100%.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: