Nova identidade visual estará em todos os ônibus até 2016

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) desenvolveu nova identidade visutal para a frota de ônibus da Capital (acesse aqui a apresentação). Conforme o diretor-presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, o objetivo do projeto foi criar uma identidade visual simples e eficiente para as linhas de ônibus, com cores específicas que informam as regiões de destino para o usuário.

“O objetivo é manter usuário do transporte bem informado, por isso prezamos pela clareza de informações. Além da pintura com cores sólidas ter menor custo, ajudam a identificar os ônibus à distância e facilitam a manutenção para o operador”, ponderou, no ato de apresentação do projeto, em 5 de outubro, no Paço Municipal, quando foi homologado o resultado da primeira licitação para o transporte coletivo da história da Capital.

As cores são mais escuras, com letreiros laterais na cor branca refletiva, qualificando a informação à noite. Essa padronização garantirá melhor associação com os guias de transporte coletivo e as placas de paradas de ônibus, que possuem informações das linhas nos pontos.  Até o final de 2016, toda a frota deverá apresentar a nova identidade visual.

Todos os letreiros, que apresentam o número e nome das linhas, serão digitais, com lâmpadas de LED, que facilitam a visualização à distância. Na lateral dos veículos, os ônibus terão a inscrição Cidade de Porto Alegre.

As cores

• Região Centro e Linhas Transversais (Carris): Ocre
• Região Norte: Vermelho
• Região Leste: Verde
• Região Sul: Azul

carrisL2 lesteL norteL sulL



Categorias:Ônibus

Tags:,

21 respostas

  1. Pôxa! Estou “expressionado” com a relevância dessa ação no momento pelo qual passa o país.
    Mas… Porto Alegre é uma cidade rica, não tem outros problemas graves a resolver (nem na qualidade do transporte), a multidão de turistas que visitam a cidade deve estar reclamando dos ônibus.
    A visão estratégica da prefeitura tem um raio umbilical.
    A fábrica de multas que é a EPTC deve estar rendendo muito mesmo.
    O cabidão chamado EPTC produz tanto valor para a cidade quanto uma fábrica de suspensório pra cobra ou uma fábrica de água morna.

    Curtir

  2. Penso que deveria haver uma inversão na cor dos ônibus que atendem as zonas sul e norte. A côr azul deveria ficar para a zona norte enquanto a vermelha para a zona sul, onde se encontram os dois grandes clubes de futebol da cidade, respectivamente.

    Curtir

  3. Excelentes alterações. Mas o principal: vamos saber quanto tempo falta para o ônibus chegar na parada, ou vai continuar esse amadorismo medieval que considera que os passageiros são vagabundos com muito tempo a perder?

    Curtir

  4. Parabéns, EPTC. Finalmente aplicando o design para facilitar a vida das pessoas.

    Curtir

  5. E os ônibus híbridos? Quando teremos? Quem mora perto de avenidas sofre com som de arrancar desses monstros urbanos.

    Curtir

  6. Ótima notícia, finalmente adotamos a identidade visual sóbria e informativa de cidades como Curitiba. Não dava mair pra aguentar aquele samba colorido dos ônibus atuais de Porto Alegre.

    Curtir

  7. Tem algum motivo especial para relacionar a cor do ônibus com a região de cobertura?

    Curtir

    • Acho que é só pra continuar com as cores atuais. Apesar de não serem tão claras, elas estão lá na pintura “eletrocardiograma”.

      Curtir

      • Me parece que apenas muda a cor e não traz informação relevante para o usuário, além de dificultar a realocação de ônibus de uma região para a outra.

        Curtir

    • antigamente as cores determinavam a linha de onibus… restinga era vermelho, belem era azul, VTC eram verdes, trevo laranja… no eletrocardiograma eles unificaram algumas regiões com linhas que algumas regiões já estavam acostumadas… por exemplo, muitos onibus da zona sul já eram azuis…
      exemplos das cores antigas:


      Curtir

      • Particularmente ter mais cores pode ajudar… quando guri que mudaram as cores eu pegava alguns onibus na corrida errado… pegava belem novo achando que era o cohab (que antes tinham cores diferentes)… até que comecei a prestar mais atenção nos letreiros! hehehee

        Curtir

      • Muito legais as fotos! Merecia um post só para elas. Tenho impressão que os ônibus de 30 anos atrás eram mais conservados e limpos do que os de hoje em dia.

        Curtir

      • @ Pablo

        Só impressão, mesmo. Os ônibus da época eram uns sucatões ambulantes. Os coletivos que atendiam linhas do Extremo Sul dificilmente aguentavam a longa viagem sem apresentar problema.

        Curtir

  8. Gostei, mas poderiam ser outras cores, parece cor de programa do governo, laranja, verde, vermelho…mas o azul até que ficou legal.

    Curtir

  9. Sempre tem alguem do contra que critica tudo, até o latido do cachorro. Acho legal a idéia, mas podemos melhorar em relacao ao tempo das linhas, demora muito entre um e outro, outra coisa que acho que deve ser estudada, o horario dos onibus e trem, fazem a lei seca, mas não te dão recursos, ai sim fica perfeito.

    Curtir

  10. Eu acho bacana esse projeto eu moro em cahoerinha a pior empresa de transporte publico e a transcal onibus muito velho e demorado principal granja a.poir linha que é esquecida tem que ter uma empresa em cachoerinha boa do lugar da transcal que e um lixo lixo

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: