Uma nova avenida Salgado Filho

salgado1

nova-salgado-filho

Jornal Metro – Porto Alegre – 08/10/2015

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

10 respostas

  1. Tem uma coisa que eu gostei muito. A iluminação está abaixo das árvores! Em Porto Alegre é comum colocarem a iluminação acima das copas das árvores para iluminar os passarinhos, eu acho.

    Curtir

  2. Vão fazer tipo aquele gif da duplicação da Voluntários, meio Maomé abrindo o mar Vermelho?

    Curtir

  3. Minhas observações e soluções:

    1) o espaço do local não comporta todas as faixas descritas na matéria

    Como já foi mencionado acima pelo Leandro, não há espaço para 4 faixas de cada lado, mais paradas de grande porte, mais uma ampliação de calçada. A Salgado Filho hoje tem três faixas de cada lado e uma calçada de quatro metros, e edifícios gigantes em volta. Mesmo se tirasse o canteiro central (que por si só seria uma péssima ideia), continuaria sendo impossível. O correto seria não ter nenhuma circulação de carros nessa avenida – pelo menos no trecho entre Borges e Vigário José Inácio.

    2) a conexão dessa estação BRT continuará sendo terrível para os passageiros:

    Hoje, os passageiros que vêm dos eixos Borges e Bento e desejam ir para os eixos Protásio e Assis Brasil (ou mesmo para o Trensurb) precisam descer na Salgado Filho e caminhar 3 ou 4 quadras em direção ao Mercado e Camelódromo. Essa distância é muito grande para os níveis de conforto aceitáveis para conexões em redes de transportes de alta capacidade. Uma conexão “coberta” poderia, forçando a barra, ir até uns 300 metros; uma conexão a céu aberto 150 ou 200; a conexão proposta vai exigir entre 350m e 600m de caminhada.

    A solução mais adequada, ao meu ver, é que se adotasse por fim o entorno do Mercado Público como ponto focal da intermodalidade da rede de transporte, pelos motivos óbvios: é uma área ampla livre de edificações, que está no coração da cidade. Os BRTs Borges e Bento poderia ter seu ponto de conexão nessa área, potencialmente compartilhado com os BRTs Assis Brasil e Protásio.

    Tal alteração também caberia fortemente para o projeto do metrô, que deveria abortar de maneira final a loucura de achar que vai conseguir construir uma estação-término embaixo da esquina democrática, bem como o devaneio de que algum dia haverá dinheiro para extensão. A estação tem que ser junto ao Mercado mesmo, em linha reta, bem embaixo do Largo Glênio Peres, com o potencial em aberto para espichar a linha até o Gasômetro, com parada na Praça da Alfândega, finalmente servindo uma região fortemente atratora de viagens que até hoje sempre foi ignorada.

    Curtir

  4. O centro de Porto Alegre precisa urgentemente ser mais “humano”.
    Em alguns lugares sequer é possível respirar direito, de tanta fuligem vinda de ônibus e automóveis.

    Espero que esse projeto possa melhorar esse aspecto.

    Curtir

  5. Sou só eu, ou mais alguém não consegue visualizar isso na prática???

    Curtir

  6. Bem interessante o projeto, parece que vai ficar legal

    Curtir

  7. 1 faixa circulação compartilhada de carros e ônibus em cada lado do canteiro central;
    1 pista exclusiva BRT
    2 pistas junto a calçada
    ampliação da calçada

    A prefeitura planeja derrubar os prédios ? pq é impossível matematicamente ter lugar para essas 4 pistas em cada lado na Salgado Filho e ainda aumentar a calçada.

    Para quem não conhece, hoje a Salgado tem 1 pista para os ônibus pararem nas paradas, e 2 pistas para os carros (são pequenas – os ônibus quando passa fica nas duas).

    Qualquer pessoa sabe que se tirar o semáforo, no horário de pico, o trânsito para porque é muito fluxo de pedestre, ainda mais que tem 4 faixas. Hoje tem 2 faixas de baixa velocidade (30km/h) e tem semáforo para pedestre em tudo, até nas ruas laterais. Tem que ter semáforo para parar esse fluxo de pedestre, senão não flui o trânsito. Ou o responsável é um desqualificado tecnicamente (e tb não se comunica com ninguém da EPTC) ou apenas lançou a ideia para ver se cola.

    Curtir

  8. Vou deixar no meu testamento um aviso ao meu bisneto para que ele bata palmas na inauguração deste projeto, que será excelente para a cidade!

    Curtir

  9. Salgado Filho:

    Qual sai primeiro?

    o aeroporto?……ou a avenida?

    Facam suas apostas!!!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: