Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre diz que água pode invadir Cais Mauá se atingir 3 metros
* Com informações da repórter Mauren Xavier
O Rio Grande do Sul sofre com temporais desde a última quarta-feira. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, o volume ficou próximo da média do mês em menos de uma semana. Na madrugada deste sábado, o nível do Guaíba subiu rapidamente e famílias que residem nas região das ilhas – Pavão, Marinheiro e das Flores – tiveram que sair às pressas de suas casas. A maioria está em abrigos e alojamentos.
Durante a tarde, o nível do Guaíba atingiu 2,78 metros. A marca é a maior desde 1967, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). O CEIC estima que se o nível chegar a 3 metros, a água pode invadir o Cais Mauá. Em razão disso, a Prefeitura decidiu fechar as comportas para impedir o avanço das águas, caso o Lago transborde. O plano é deixar entre uma e duas abertas por segurança. Doze das 14 já foram cerradas. Em função da cheia do Guaíba, o serviço do Catamarã foi suspenso.
Na zona Sul, em Ipanema, no Parque Marinha e na orla do Guaíba, na Usina, as águas invadiram o calçadão e áreas de lazer do parque.
________________
Fotos que estão sendo compartilhadas no Facebook neste momento (a partir das 17:00)
Categorias:Enchente
Creio que agora devem se encerrar de uma vez por todas qualquer discussão sobre derrubar o muro da mauá ou a cidade viver “de costas para o guaíba”….
concordo ,não é uma escolha é uma necessidade.
Sim, porque não há outras alternativas que possam substituir o muro da Mauá. Todas as cidades no mundo usam sistemas iguais ao nosso. #SQN