Reunião pública irá debater transporte hidroviário na orla norte

Projeto prevê a implantação de 11 estações na orla da Capital  Foto: Divulgação/PMPA

Projeto prevê a implantação de 11 estações na orla da Capital  Foto: Divulgação/PMPA

A implantação de uma segunda estação hidroviária na orla da região Norte da Capital é o objetivo do Projeto Hidroviárias Municipais/POA – Orla Norte, que está sendo desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O projeto será apresentado em reunião pública no dia 19 de outubro, às 19h, no Centro Universitário Metodista IPA – Unidade DC Shopping (R. Frederico Mentz, 1606 – Navegantes).

O projeto integra o Programa Hidroviárias Municipais/Porto Alegre, que prevê a implantação de 11 estações hidroviárias ao longo dos 75 quilômetros da orla da Capital, conforme previsto no Plano Hidroviário do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário da Smurb, Valter Nagelstein, o projeto faz parte dos esforços da prefeitura para a revitalização do Quarto Distrito. “O objetivo é construir, em parceria com a comunidade, meios para a implementação desse novo modal de transporte e integrar Porto Alegre com toda a Região Metropolitana”.

De acordo com o arquiteto da Smurb Marcelo Allet, o Plano Hidroviário do RS está em fase final de elaboração. A iniciativa é da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS). Este plano também será apresentado à população durante a reunião do dia 19. “Em breve, o setor privado será estimulado para a operação de um Sistema de Transporte Público Aquaviário de passageiros entre Porto Alegre e mais 15 cidades da nossa Região Metropolitana”, destaca Allet.

No dia 26 de outubro será realizada uma Oficina Técnica de Planejamento para apresentação de cenários alternativos e coleta de percepções locais e, no dia 4 de novembro, acontecerá uma Oficina Técnica de Planejamento para avaliação final e validação dos resultados. Os locais serão divulgados em breve.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:hidrovias, ORLA

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: