Horário de lazer será ampliado na avenida Edvaldo Pereira Paiva

Modificação entra em funcionamento a partir deste sábado, 14  Foto: Divulgação/PMPA

Modificação entra em funcionamento a partir deste sábado, 14  Foto: Divulgação/PMPA

Em razão das obras de revitalização da orla do Guaíba, a Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ampliou o horário e o espaço para lazer na avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Beira Rio. A medida será implantada com base em decreto municipal nº 19.207, publicado no Diário Oficial. (fotos)

Com isso, a partir deste sábado, 14, a Edvaldo ficará bloqueada ao trânsito de veículos, na pista Centro-bairro, nos sábados, domingos e feriados, das 7h às 20h, podendo ser estendido conforme a presença do público, da Usina do Gasômetro até a rua Nestor Ludwig (via ao lado do estádio Beira-Rio). Na pista contrária, o bloqueio seguirá como já é realizado habitualmente, da Rótula das Cuias até a Usina do Gasômetro. Essa determinação será mantida até a conclusão das obras de revitalização da orla. Após isso, com o encerramento das obras, o horário de bloqueio será reavaliado pela prefeitura.

“A Edvaldo é uma avenida tradicionalmente usada pelas pessoas no fim de semana. Como a orla está em obras, esse espaço ficará reduzido por um tempo. Então, nada mais justo, o poder público buscar uma alternativa que minimize esse impacto durante os trabalhos de revitalização”, afirmou Marcelo Soletti, secretário adjunto da EPTC. Nos finais de semana que ocorrerem jogos do Internacional, no estádio Beira-Rio, ou eventos culturais de grande porte no Anfiteatro Pôr-do-Sol, a EPTC poderá reavaliar o bloqueio ou os horários.

Dias de Semana – Outra medida que será implementada pela prefeitura é garantir uma faixa da Edvaldo para circulação de pedestres nos dias de semana. A pista do sentido Centro-bairro terá uma faixa isolada somente para a utilização de pedestres, com sinalização indicativa. O projeto está sendo finalizado.

A obra – Estão previstos o assentamento de novas redes de energia elétrica e gás, além da execução de uma ciclovia e nova pavimentação com piso de bolinhas. Por este motivo os tapumes estão sendo colocados junto ao meio-fio da av. Edvaldo Pereira Paiva. A obra de revitalização da orla do Guaíba teve início em 6 de outubro e está sendo executada mesmo nos períodos de chuvas. Os próximos tapumes instalados serão mistos, parte em madeira e parte em tela, para que a população não perca totalmente a vista para o Guaíba. Essa intervenção tem como objetivo garantir a segurança dos pedestres e o bom andamento da obra. A construção do canteiro de obras e a execução das fundações em terra, junto ao talude serão os próximos serviços a serem executados.

O parque – Com a revitalização, que tem investimento de R$ 60.682.477,52, o local passará a chamar-se Parque Urbano da Orla do Guaíba e poderá ser usufruído por moradores da cidade e turistas durante 24 horas por dia. Na primeira fase, estão sendo revitalizados cerca de 10 hectares, compreendendo 1.320 metros da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O espaço irá contar com ciclovias e novos passeios, com iluminação em fibra ótica e lâmpadas LED. Ao longo do trecho, serão colocados 47 postes inclinados com iluminação cênica. Também está previsto um ancoradouro para barcos de passeio e para o Cisne Branco, um restaurante e seis bares, quatro deques, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiário, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão.

Sobre os bares, haverá belvederes em laje de concreto, no nível da avenida, funcionando como mirantes e áreas de estar. A Praça Júlio Mesquita também ganhará uma quadra de futebol em piso de concreto, um playground e um deque de madeira. Com foco na segurança de quem frequentar o parque, além da iluminação especial, será colocada uma central com a Guarda Municipal.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

5 respostas

  1. Boa!!!!

    Curtir

  2. Sensa

    Eu fico me perguntando quem negativa esse tipo de notícia… Só coisa boa

    Curtir

  3. Passeei por la este final de semana (domingo a tarde) e achei MUOTO BOM!!

    Era um sonho antigo meu isso, pois a parte que é fechada para lazer nao comporta muito bem a quantidade de pessoas que passeiam la.

    Em função da area ser muito lotada na edvaldo, entre a aureliano e o gasometro, fica dificil praticar esportes de asfalto como Patins, roler, skate etc… sem encomodar os pedestres e passeantes (que tem todo o direito de estarem la tambem).

    Eu até ia começar uma campanha para o fechamento da beira-rio neste formato que foi aplicado, porem só apos a conclusao da avenida tronco, afinal vivemos em uma cidade de adm carrocentrista.

    Tirei algumas fotos domingo a tarde de como estava o novo passeio da cidade, vou enviar para o blog em breve.

    Por fim, deixo o recado pedindo a ajuda de todos para que o projeto de lei que pede o fechamento da edvaldo aos domingos entre a rua “A” e a ipiranga seja aprovado por pressao popular na camara de poa.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: