Paraná toma o 4º lugar ao RS

Curitiba, capital do Paraná. Foto: Gilberto Simon

Curitiba, capital do Paraná. Foto: Gilberto Simon

O Rio Grande do Sul perdeu para o Paraná o posto de quarta maior economia do Brasil. Em 2013, o PIB paranaense somou R$ 332,84 bilhões, o equivalente a uma participação de 6,3% na riqueza nacional. Enquanto isso, os gaúchos (R$ 331,1 bilhões) ficaram com uma fatia de 6,2%, mostrou nesta quinta (19) o IBGE.

Na comparação entre 2010 e 2013, o Paraná foi o Estado que mais ganhou participação no PIB nacional. Quatro anos antes, detinha apenas 5,8%. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul estagnou nos 6,2%.

Entre 2010 e 2013, o Mato Grosso foi o Estado com o maior crescimento acumulado do PIB (21,9%). No mesmo período, São Paulo deixou de contribuir com 1,2 ponto percentual, passando de 33,3% para 32,1% do PIB nacional. Mesmo assim, os paulistas ainda representam cerca de um terço da riqueza brasileira.

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul participam com 33,4% em 2013, um ganho de 0,8 ponto percentual ante 2010. O Sul aumentou sua participação na economia em 0,5 ponto percentual entre 2010 e 2013, o maior avanço entre as grandes regiões, sustentado pelo resultado do Paraná.

Affonso Ritter



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , , , ,

11 respostas

  1. A pura e simples desburocratização do Estado, em quatro anos colocaria o RS no lugar de MG.

    Curtir

    • Aliado a redução drástica (tipo 95%) dos gastos públicos.

      (esqueci de acrescentar)

      Curtir

    • Nossa que simples, pq ninguém pensou nisso até hoje??

      Curtir

      • Porque dificulta a maracutaia dos políticos, reduz a quantidade de inúteis carimbando, reduz a necessidade de advogados, despachantes e outros atravessadores. Pq vc não pensou nisso?

        Curtir

  2. Embora praticamente seja um empate tecnico o PIB entre os dois Estados, em 2013 o PR se beneficiou com o excedente produzido no setor de energia (leia-se Itaipu) e no setor agrícola com uma safra acima das expectativas, sendo que a partir de agora tanto o PR quanto o RS irão brigar pelo 4 lugar.
    Sendo assim é essencial que o Estado (RS)comece a melhorar sua competitividade e diversificar a sua economia, alem da infraestrutura para gerar riquezas e não ficar somente dependendo de fatores externos.

    Curtir

  3. Eu moro em Maringá/PR, e aqui as coisas estão andando. A cidade, que é uma das melhores do Brasil, cresce a olhos vistos. O Estado também está indo muito bem, embora (ainda) não seja uma maravilha.

    Por outro lado, toda vez que eu vou visitar a minha família aí no RS me dá um aperto no peito em ver que nós paramos no tempo. O estado está completamente sucateado em todos os aspectos que alguém possa imaginar.

    Curtir

  4. Parabens ao envolvidos

    Curtir

  5. “Toma.. ao…” isso existe?

    Curtir

  6. NOSSOS FILHOS NOS PASSARAM!

    Curtir

  7. São Paulo está perdendo investimentos para estados próximos e o Paraná está do lado, sendo assim vai crescer mais. O Rio Grande está mais longe e o governo está quebrado.

    Curtir

  8. Viu só, tiraram a paulista e trocaram pelo defensor do Cesare Battisti. Bem feito, a gauchada tem que tomar laço mesmo para aprender a votar e não cair nas histórias da mídia marrom.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: