Investimento após concessão do Salgado Filho será de R$ 1,7 bilhão

Secretaria de Aviação entregou estudos de quatro aeroportos ao TCU

Investimento após concessão do Salgado Filho será de R$ 1,7 bilhão | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Investimento após concessão do Salgado Filho será de R$ 1,7 bilhão | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O processo para a concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho avançou mais uma etapa. A Secretaria de Aviação da Presidência da República entregou na última quinta-feira, ao Tribunal de Contas da União (TCU), os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) selecionados para as concessões de quatro terminais, entre eles o de Porto Alegre, que deve receber R$ 1,7 bilhão de investimento.

Além do Salgado Filho, os estudos dizem respeito aos aeroportos Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA); Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); e Pinto Martins, em Fortaleza (CE). Estão previstos investimentos de R$ 7,1 bilhões nos quatro aeroportos, sendo R$ 2,8 bilhões no aeroporto de Salvador; R$ 1,8 bilhão em Fortaleza; e R$ 918 milhões em Florianópolis. Os investimentos são para todo período de vigência das concessões – com exceção do aeroporto Salgado Filho, que será concedido por 25 anos, os demais terão um prazo de concessão de 30 anos.

A Infraero não terá participação acionária nessas concessões. As principais obras que serão realizadas nesses aeroportos incluem expansão das pistas de pouso e decolagem, novos terminais ou expansão dos já existentes, ampliação das áreas de pátio das aeronaves, terminal de cargas, entre outros. Para aumentar o compromisso dos grupos participantes, será exigida a antecipação de 25% do valor de outorga já na assinatura do contrato. A estimativa geral das outorgas é de R$ 3 bilhões para os quatro aeroportos.

Com a entrega dos estudos ao TCU, a Secretaria cumpre mais uma etapa no processo de concessão. Agora, o tribunal analisará os estudos e, após aprovação, serão encaminhados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que elaborará o edital de concessão e minuta de contrato. O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, acredita que o leilão será realizado no primeiro semestre de 2016. “Estamos mantendo o cronograma absolutamente em dia. Entregamos os estudos ao TCU, conforme tínhamos programado no início do processo, em junho deste ano. Mais uma etapa foi cumprida e isso reforça nossa convicção de realizar o leilão entre maio e junho do próximo ano”, calcula.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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5 respostas

  1. Ótima notícia, morto e enterrado o 20 de setembro. O salgado filho bem operado, com pista e terminais ampliados e com o ILS 2 funcionando já será uma grande conquista. E ainda temos o único grande aeroporto do país com uma ligação por trilhos com a estação rodoviária e com o centro da cidade.

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    • Concordo totalmente o Salgado Filho está muito bem localizado e com a devida execução da ampliação da pista e ainda com opções de ligação com aeromóvel ligando o terminal a estação do metrô da trensurb. O que falta é mais investimentos na infraestrutura do complexo do SF.

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  2. Se for adquirido pela empresa que administra o aeroporto de Guarulhos, e fizerem aqui 10% do que fizeram lá, vai ficar maravilhoso.

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  3. Nestes tempos modernos, um Aeroporto Internacional mono-pista é um claro sinal de atraso e obsolescência, para não usar outros objetivos. Um novo aeroporto metropolitano, mais afastado, com acessibilidade expressa rodo-metroviária, com duas pistas capazes (mínimo de 3200 ou 3.600m, com taxi-ways plenos, de ponta a ponta, capacidade de expansibilidade, ou seja um Masterplan com Vergonha na Cara ; E, pior, poderia custar R$ ZERO para a União Federal, apena usando os valores imobiliários dos sítios e benfeitorias hoje existentes nos obsoletos aeroportos cercados por cidades, a maioria inexpansível ! Brasil, tu que gastas 51,5 % de todo o teu orçamento só para girar a Dívida Interna e pagar financiamentos, mais de 1,5 trilhão de reais por ano, bem que poderias dar mais atenção à infraestrutura ! BRASIL, tu estás te suicidando….

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  4. Fico impressionado com os políticos gaúchos e com Infraero, agora mais uma empresa aérea indo embora por simples problema, aeroporto Salgado Filho não tem capacidade para receber uma aeronave maior
    desta forma American Airlines deixa operar Porto Alegre devido a isso
    Onde vamos parar , meu Deus porque tanta dificuldade em fazer um aumento de pista , sera que precisaremos sempre viver nas dependências de São Paulo, Rio Janeiro para isso

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