Memorial dos Eucaliptos será entregue nesta terça-feira

Será entregue nesta terça-feira, 22, às 10h, um espaço que remete à memória do futebol gaúcho. Na presença do prefeito José Fortunati, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) repassa à comunidade do bairro Menino Deus as obras de urbanização da praça localizada na rua Silveiro, onde em 1931 foi inaugurado o Estádio dos Eucaliptos, antiga sede do Sport Club Internacional.

Espaço vai homenagear estádio que foi casa do Inter por 38 anos | Foto: Fabiano do Amaral - Correio do Povo

Espaço vai homenagear estádio que foi casa do Inter por 38 anos | Foto: Fabiano do Amaral – Correio do Povo

Com uma área de 4.417 m², o projeto de urbanização da praça tem diversas alusões ao antigo estádio. A área tem bancos em formato de semicírculo, que lembram as velhas arquibancadas e o gramado tem marcação de centro de campo e goleiras. O local recebeu investimentos oriundos de Termo de Compensação, que possibilitaram as seguintes obras: aplicação de piso de basalto, de concreto e podotátil (faixas em alto relevo fixadas no chão para auxiliar na locomoção de deficientes visuais); construção de pracinha com escorregador, gangorra dupla e balanço; academia ao ar livre; bancos com e sem encosto, além de lixeiras duplas.

O projeto contempla também o plantio de árvores nativas e mudas de herbáceas. Na praça foram instalados também totens com imagens e textos contando a história do Estádio dos Eucaliptos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

5 respostas

  1. desde o surgimento do projeto arena eu imaginei que algo parecido pode ser feito com o olímpico… mantendo um pedaço da arquibancada com vista pra um praça… tornando um lugar de convívio da cidade e lazer… mas acredito que o terreno todo será fechado…

    Curtir

    • ideia genial!

      Curtir

    • Mas a ideia era algo do tipo.
      Agora com a crise da OAS, já não sei mais o que pode acontecer.

      Curtir

    • Bem na época escrevi para o Odone pedindo que ele exigisse algum tipo de memorial no terreno do Olímpico, nem que fosse algo simples como um pequeno trecho com o gramado original ou a manutenção de alguma das goleiras. O Odone me respondeu que ninguém havia pensado nisso e nada foi feito.

      Curtir

  2. O Inter e o esporte merecem essa homenagem. O que é uma pena é essa arquitetura soviética replicada aos montes pela cidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: