Monumento aos Açorianos começa a ser restaurado no dia 18

Obra tem 17m de altura por 24m de comprimento   Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Obra tem 17m de altura por 24m de comprimento   Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

As obras de restauro do Monumento aos Açorianos, localizado na avenida Loureiro da Silva, serão iniciadas na segunda-feira, 18. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Além da recuperação das estruturas, a valorização do monumento também terá restauro das peças em aço, limpeza geral, pavimentação com paralelepípedo de granito e reposição da grama no entorno.

O monumento está cercado desde junho de 2013,  por medida de segurança, devido à corrosão.

Em  28 de setembro, foi publicado no Diário Oficial do município o edital de abertura de pregão eletrônico para contratação de empresa que fará a recuperação estrutural do monumento. O  pregão, ocorrido em 9 de outubro, no site http://www.cidadecompras.com.br, teve como vencedora a empresa Interativa Construções Ltda, com valor de contratação de R$ 356.mil.

Monumento aos Açorianos –  Trata-se de homenagem à chegada dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram Porto Alegre. Foi inaugurado em 26 de março de 1974, aniversário da cidade. A obra possui 17m de altura por 24m de comprimento.

Construído em aço, é uma obra do escultor Carlos Tenius, lembrando uma caravela composta de corpos humanos entrelaçados, e tendo à frente uma figura alada que lembra o mitológico Ícaro e representa a vitória.

No monumento existe o seguinte escrito: “Jamais sonhariam aqueles casais açorianos, que da semente que lançavam ao solo nasceria o esplendor desta cidade”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:

4 respostas

  1. Após alguns anos e num ano eleitoral, coincidência??

    Curtir

  2. Quero saber quando a piscina de mosquitos, vulgo LAGO DOS AÇORIANOS, será restaurada, isso sim.

    Curtir

  3. Espero que o Toniolo poupe o monumento desta vez.

    Curtir

  4. Fizeram um monumento ao lado, não consegui ver sobre o que se trata, mas ficou legal.
    haha

    É uma pena ver o descuido com uma obra dessas, gosto desse monumento.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: