Cisne Branco já está “aprumado”; falta agora bombear a água do interior

 

Nesta terça-feira (23) a embarcação está "aprumada" (em posição) para ser trazida à tona permitindo o bombeamento da água que está em seu interior. (foto: divulgação)

Nesta terça-feira (23) a embarcação está “aprumada” (em posição) para ser trazida à tona permitindo o bombeamento da água que está em seu interior. (foto: divulgação)

Com o forte temporal que atingiu Porto Alegre no dia 29 de janeiro, a embarcação Cisne Branco virou e, desde então, duas balsas foram empregadas na operação no Cais Mauá para fazer o barco reflutuar.

Nesta terça-feira (23) a embarcação está “aprumada” (em posição) para ser trazida à tona permitindo o bombeamento da água que está em seu interior, com bombas de sucção de água com vazão de 75 m³ por hora, para que ele volte a flutuar. As equipes de trabalho têm no momento 14 bombas disponíveis.

Conforme a proprietária do Cisne Branco, Adriane Hilbig, “esta é uma etapa igualmente delicada e vagarosa, e está sendo realizada com todo cuidado e técnica para que o casco da embarcação (parte estrutural) continue íntegro”.

Na semana que passou foram colocadas 120 bombonas de ar no deck inferior da embarcação, diminuindo o volume de água interno e auxiliando na flutuabilidade. Durante esta semana, a Empresa Grega Shipping colocará quatro flutuantes de ferro embaixo da embarcação, formando uma espécie de dique flutuante para permitir as próximas manobras que visam suspender a embarcação em aproximadamente 2,5 metros. Depois disso as bombas de sucção serão colocadas em pontos estratégicos para retirar a água que ainda está dentro dele, permitindo a reflutuação.

“Por tratar-se de um trabalho delicado e cuidadoso, não há como estimar o número de horas que serão necessárias para a conclusão do processo”, afirma Adriane.

23 DE FEVEREIRO DE 2016 18:18

Jornal O SUL



Categorias:Outros assuntos

Tags:

3 respostas

  1. maior enganação turistica da cidade

    Curtir

  2. É o único Barco que temos para fazer turismo, como em outras cidades. O Noiva do Cai, deixa muito a desejar… deveriam é dessariar o canal do Guaiba para que os Trnasatlânticos que vão para |Punta e Bue, fizessem Pit Stop aqui e não em Rio Grande…. Estamos perdendo dinheiro e passageiros.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: