Fortunati acompanha andamento das obras da orla do Guaíba (com fotos)

Terraplanagem, canteiro de obras e tapumes já foram executados   Foto: Luciano Lanes / PMPA

Terraplanagem, canteiro de obras e tapumes já foram executados   Foto: Luciano Lanes / PMPA

O prefeito José Fortunati acompanhou, na tarde desta segunda, 7, o andamento das obras de revitalização da orla do Guaíba, o chamado Parque Urbano da Orla do Guaíba, na área que compreende dez hectares, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2016.

Conforme o prefeito, o objetivo da visita foi de natureza técnica, com o acompanhamento de secretarias envolvidas no projeto de revitalização e de técnicos do consórcio responsável pelas obras. “Estamos aqui para coesionar ainda mais o trabalho técnico, dando suporte ao consórcio que está realizando as melhorias”, disse.

A equipe percorreu a área total que será qualificada, que já teve 5% dos serviços concluídos. Já foram executados a terraplanagem, a construção do canteiro de obras e a instalação dos tapumes. No momento estão sendo realizados os serviços de estaqueamento em solo, vigas de fundação, pilares e muros de contenção. A próxima etapa será a execução de estacas de fundação em água.

De acordo com o prefeito, o único gargalo que permanece é a liberação dos recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), em um montante de R$ 65 milhões. Fortunati afirmou que esteve com a presidente Dilma Rousseff na sexta-feira, 4, e solicitou a ela que encaminhasse ao Senado Federal o pedido que está em análise na Secretaria do Tesouro Nacional, faltando a sua aprovação. O prefeito espera que nos próximos dias haja a liberação e o encaminhamento para aprovação. “No Senado nós nos articularemos para dar celeridade ao processo”, afirmou, garantindo que a tramitação ainda não atrapalha o ritmo das obras. “Pela conversa que tive com a presidente, estou muito otimista de que até abril poderemos ter a aprovação pelo Senado dos recursos da CAF, assim como o reembolso do montante que a prefeitura realizou para a execução da obra”, declarou.

No projeto, que é assinado pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner, estão previstos a construção de ciclovias, novos passeios, com iluminação em LED, um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, três decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático.

07/03/2016 17:35:04

Prefeitura de Porto Alegre

_________________

Veja mais fotos, todas de Luciano Lanes / PMPA:

 

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

7 respostas

  1. Muitos vão chorar, mas nessa brincadeira, Fortunati entrou para a historia de Porto Alegre.
    hahaha
    Finalmente teremos uma orla de primeira.

    Curtir

  2. Não sei se de primeira, mas de segunda já tá valendo após todos estes anos de abandono. Finalmente teremos prazer e não vergonha ou medo de frequentar um lugar belo, agora com um mínima de estrutura!!!

    Curtir

    • Não sei não se não vamos ter vergonha da imundície e do cheiro na desembocada do valão Dilúvio já que agora vai dar pra chegar na beirada.

      Curtir

  3. Esta cidade mais do que merece ter uma orla urbanizada de forma decente para usufruto da população e para cartão-postal para visitantes. Demourou. Espero que concretizem o projeto com toda qualidade. Parabéns prefeito!

    Curtir

  4. Eu acho uma pena terem começado pelo 1o lote, da obra, que é o que estava em melhores condiçoes, ja os lotes 2 e 3 na altura do parque marinha e ibere continuaram no limbo por bastante tempo

    Curtir

    • Concordo com você. começaram na parte que estava menos pior. dá uma tristeza ver a área próxima ao Iberê. a zona sul nunca é priorizada.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: