Prefeitura termina estudo sobre Uber e regulamentação está próxima

Reunião nesta quarta deve alinhar últimas questões em torno do serviço

Regulamentação do Uber está próxima | Foto: Alina Souza / CP Memória

Regulamentação do Uber está próxima | Foto: Alina Souza / CP Memória

A regulamentação dos serviços de transporte privado de passageiros em Porto Alegre, incluindo o Uber, está próxima de tornar-se realidade. O prefeito José Fortunati confirmou nesta terça-feira que o estudo da prefeitura sobre o tema já está pronto.

Ainda nesta quarta-feira, uma reunião entre representantes do alto escalão do Paço Municipal e do Ministério Público (MP/RS) deve alinhar as últimas questões em torno da operação dos serviços, que incluem não apenas o transporte de passageiros demandada via aplicativo para celulares, mas também a possibilidade de disponibilização de carros compartilhados na cidade. O encontro foi marcado pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que telefonou ao prefeito na segunda-feira. A reunião ocorre na sede do MP/RS a partir das 15h.

O MP/RS confirmou a agenda, mas preferiu não antecipar os apontamentos feitos pelo órgão, que também elaborou um estudo para embasar a regulamentação desse tipo de serviço. “O Ministério Público entende que suas observações são imprescindíveis”, garantiu Fortunati.

A intenção do MP/RS é apresentar os critérios que devem constar no texto do projeto de lei do Executivo municipal para garantir que a regulamentação ocorra. O projeto de lei que regulamenta a operação do Uber e de serviços semelhantes em Porto Alegre deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o final de março. Não há expectativas, no entanto, sobre a data da votação e se a proposta contará com o apoio dos vereadores.

Correio do Povo / Fernanda Pugliero



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Uber

Tags:, ,

12 respostas

  1. Será que agora a EPTC para de chamar uber pra pegar motorista do serviço, uma das coisas mais ridículas que eu já vi na minha vida por sinal.

    Curtir

  2. Finalmente.
    Agora o que me preocupa, é o Sindimotos (acho que é esse o sindicato deles, não?) que quer criar moto taxi em Poa.

    Curtir

    • Eu li isso no ClicRBS… Querem oferecer o serviço, que ofereçam e quem quiser usar que use. O problema é que a EPTC novamente quer proibir eles de trabalharem.

      Curtir

      • Bah, eu como motoqueiro, acho que é loucura.
        Não falo nem pelos motoqueiros, mas até mesmo um cliente que nunca andou de moto, já pode ser um risco.

        Curtir

  3. Ano eleitoral se aprova com mais facilidade o que o povo quer

    Curtir

  4. Unificar UBER e TAXÍSTA, ficaria TaxiUber. Vamos avaliar a abertura de mais motoristas no mercado.

    Curtir

  5. Olhja para mim o Uber no mundo todo é uma relação de livre mercado oferecendo um serviço seguro e bom fugindo da sanha arrecadatoria dos governos.Não é só Porto Alegre é o mundo todo,mas aqui a coisa é pior por causa de quem controla muitos taxis,há profissionais muito bons outros nem tanto e o serviço é muito caro,não quero cometer uma injustiça mas eles tem alguma isenção para comprar os carros né e o grande problema é a licença que eu não sei se é vitalicia.Eu sei que de banca de jornal se morre o proprietário tem de devolver para a Prefeitura.enfim me parece que o novo embaixador brasileiro em Cuba ou na Venezuela pode ser o Lula,nações amigas sabe como é nós otários financiamos obras para eles e é dando que se recebe.

    Curtir

  6. Eu devo estar ficando velho, mas não vejo serventia alguma nesses novos serviços do tipo Uber e Ifoods. Se dependessem de mim, não duravam 1 semana e quebravam.

    Curtir

    • Bah, depois que tu usa o Uber nunca mais volta a andar de taxi, é só isso que te digo.

      NUma comparação tosca, é igual aplicativo para chamar taxi, depois que inventaram morreu o “teletaxi” para mim.

      Curtir

  7. Nem todo taxista é bandido e nem todo Uber é bonzinho. Concordo com a liberação do Uber desde que siga regras da Prefeitura e pague impostos, afinal todos nós pagamos.
    A comodidade do Uber e dos aplicativos de taxi é incrível!! Só isso já foi um baita avanço.

    O mais importante é que essa discussão faça o serviço melhorar. O problema é que os gaúchos gostam mais de discutir do que decidir. Tem que decidir e liberar o serviço. Afinal, o serviço de motorista particular já existe.

    Curtir

  8. TRANSPORTE PELO APLICATIVO UBER É FEITO NAS GRANDES CIDADES PELO MUNDO TODO,PORTO ALEGRE E SEUS HABITANTES MERECEM SERVIÇO ALTERNATIVO. SRS VEREADORES SE VOTAREM CONTRA O FUNCIONAMENTO DO UBER NÃO LEVARÃO MEU VOTO, E NEM DE MILHARES DE USUÁRIOS. # NÃO VOTE EM VEREADOR,CONTRÁRIO AO UBER!

    Curtir

