Fortunati acompanha andamento da obras na Orla do Guaíba

 

Trabalhos, entre a Usina e a Rótula das Cuias, estão 15% concluídos   Foto: Joel Vargas/PMPA

Trabalhos, entre a Usina e a Rótula das Cuias, estão 15% concluídos   Foto: Joel Vargas/PMPA

O prefeito José Fortunati visitou nesta sexta-feira, 15, a obra da fase 1 de revitalização da orla do Guaíba. Ele acompanhou o andamento dos trabalhos, que estão 15% concluídos. Fortunati percorreu o chamado Parque Urbano da Orla do Guaíba, na área que compreende dez hectares, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Fortunati destacou que esta primeira etapa da obra é a mais demorada, pois nela são realizadas as fundações em terra e na água. A previsão é de que a fase 1 seja entregue até o fim do ano. “Estou acompanhando de perto essa obra. Avançamos de 5% para 15% o andamento dos trabalhos concluídos. Conseguimos superar alguns gargalos, fazer alguns ajustes e agora esperamos contar com o tempo adequado, com chuvas dentro da média para que não ocorram atrasos”, disse o prefeito.

As fundações em terra já foram finalizadas e nesta etapa estão sendo executadas as fundações em água. Quando este trabalho for concluído, iniciam as edificações. Acompanharam a visita o secretário de Obras e Viação, Rafael Fleck, o secretário do Meio Ambiente, Léo Bulling, o secretário de Gestão, Urbano Schimitt, e membros do grupo de trabalho responsável pela obra.

Fortunati conversou com os técnicos responsáveis pelo empreendimento e marcou uma viagem a Curitiba para se reunir com o arquiteto Jaime Lerner, que assina o projeto. O prefeito vai ao Paraná na semana que vem, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, pelo engenheiro responsável pela obra, Assis Arrojo, e equipe técnica, para tratar de ajustes necessários que foram detectados no andamento dos trabalhos.

Aditivo – Foi feito um aditivo ao projeto no valor de R$ 903 mil, divido em duas partes: serviços preliminares e administração da obra. O valor cobre tapumes em madeira e metálicos que precisaram ser recolocados devido ao temporal. Também estavam previstas sete ligações provisórias de energia elétrica, mas a CEEE não disponibiliza rede de baixa tensão entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Portanto, será necessário fazer mais redes de baixa tensão e instalar geradores.

Sobre a obra – 70% do 1,2 quilômetro de tapumes foram substituídos por telas. A instalação ocorreu ao longo da avenida Edvaldo Pereira Paiva, até proximidades da Rótula das Cuias. Essa intervenção teve como objetivo garantir a segurança dos pedestres e o bom andamento da obra.

O projeto é assinado pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner, contratada em R$ 60,8 milhões, e conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial.

Ao todo, serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em LED. Também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística.

Está previsto um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, três decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.

Mais fotos:

imagem156277

imagem156276

imagem156269

imagem156268

imagem156275

 Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: