Paraná lidera ranking de atração de investimentos, mas RS também tem destaque

Estudo do Financial Times destaca o RS como “estado do futuro”

Curitiba, Paraná. Foto: Gilberto Simon

Curitiba, Paraná. Foto: Gilberto Simon

Uma análise da revista FDI Intelligence, publicação bimestral do grupo britânico Financial Times, elegeu o Paraná como o estado com melhor estratégia para atração de investimentos da América do Sul. A pesquisa “Estados Sul-Americanos do Futuro” é considerada uma das mais importantes publicações sobre investimento direto no mundo. A edição 2016/17 tomou como base dados de 28 estados, províncias e cidades do continente sulamericano, analisando  estatísticas oficiais e os resultados de promoção e de investimentos em cada região (confira abaixo o ranking).

Na pesquisa anterior, que contemplava o período entre 2014 e 2015, o Paraná não constou entre dos estados destacados. De acordo com o Financial Times, um ponto forte paranaense é a sua estratégia digital, com o uso de ferramentas analíticas e de internet para reforçar o potencial de investimento, além de uma atuação ativa nas mídias sociais. A publicação também salienta a realização de roadshows para promoção do Paraná para atrair investidores.

“Estados do futuro”

Na mesma edição, a FDI Intelligence listou os  “Estados Sul Americanos do Futuro”. Neste ranking, a região Sul marca presença com o Paraná e o Rio Grande do Sul na oitava e nova colocação, respectivamente. Cinco categorias de indicadores de 133 localidades foram comparados a analisados: potencial econômico; capital humano e estilo de vida;  efetividade de custos;  infraestrutura e ambiente propício para negócios.

Melhor estratégia de atração de investimentos direto (Top 10)

1- Paraná (Brasil)
2. Bogotá (Colômbia)
3. São Paulo (Brasil)
4. Pernambuco (Brasil)
5. Rio de Janeiro (Brasil)
6. Antioquia (Colômbia)
7. Valle del Cauca (Colômbia)
8. Risaralda (Colômbia)
9. Barranquilla (Colômbia)
10. Minas Gerais (Brasil)

Os 10 estados do futuro

1. São Paulo (Brasil)
2. Cidade de Buenos Aires (Argentina)
3. Rio de Janeiro (Brasil)
4. Bogotá (Colômbia)
5. Santiago (Chile)
6. Antofagasta (Chile)
7. Província de Buenos Aires (Argentina)
8. Paraná (Brasil)
9. Rio Grande do Sul (Brasil)
10. Lima (Peru)

Revista Amanhã

____________________

Só não podemos ficar eternamente como “estado do futuro”. Do jeito que anda, muitas décadas precisarão vir pra tirar o estado da estagnação em que se encontra.



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

1 resposta

  1. RS: Endividado, quebrado, falido e fu… pelas próximas 7 gerações.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: