Obras da orla avançam e têm 30% dos trabalhos concluídos (com fotos)

 Prefeito José Fortunati visitou trecho entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias   Foto: Luciano Lanes / PMPA  


Prefeito José Fortunati visitou trecho entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias   Foto: Luciano Lanes / PMPA

O prefeito José Fortunati visitou nesta terça-feira, 31, as obras do trecho 1 do Parque Urbano da Orla do Guaíba. A primeira etapa, quando são feitas as fundações em terra e água, é a mais demorada e já está sendo finalizada. Com 30% concluídos, a expectativa é que os trabalhos avancem com mais rapidez a partir de agora.

Fortunati caminhou pelo canteiro de obras de 10 hectares entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias e destacou que nos últimos 30 dias o ritmo dos trabalhos está mais acelerado porque alguns gargalos foram resolvidos. “Fomos a Curitiba para conversar com o arquiteto Jaime Lerner e fazer alguns ajustes. O engenheiro estruturalista visitou a obra para refazer alguns cálculos e agora os trabalhos foram acelerados”, disse o prefeito. Ele destacou que mais de 90 operários trabalham no trecho da orla e outra equipe está responsável pela Praça Júlio Mesquita, do outro lado da avenida Presidente João Goulart.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Assis Arrojo, das fundações faltam apenas as do Ancoradouro, onde o projeto foi alterado devido à presença de uma rocha. Estão sendo executados pilares, lajes e vigas nas edificações em terra. Nas edificações em água está sendo feito o chamado arrasamento (ato de cortar) das estacas e iniciando a montagem das estruturas metálicas. Na área próxima à Usina do Gasômetro, as escavações deixam aparente, neste etapa, as fundações da antiga cadeia.

Também acompanharam a visita os secretários municipais de Obras, Rafael Fleck; Gestão, Urbano Schmitt; do Meio Ambiente, Leo Bulling; e as equipes técnicas da prefeitura e da empresa responsável. A previsão é que as obras do trecho 1 sejam concluídas até o final de 2016.

O projeto – Com valor total de R$ 61 milhões, já incluso o aditivo de contrato, a obra já está com 30% dos trabalhos concluídos. O projeto é assinado pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner e  conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial.

Ao todo, serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em LED. Também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística.

Está previsto um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, três decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.

Praça Júlio Mesquita – A praça foi totalmente cercada, pois as intervenções previstas não permitem pessoas circulando em meio ao canteiro de obras por questões de segurança. Os trabalhos no local foram iniciados na última semana de maio e tem prazo de término para o final de outubro. Serão construídos um deck de madeira em grande área, uma quadra de futebol com devido cercamento, um espelho d’água e um parquinho. O valor da obra na praça é de R$ 1,8 milhão.

Veja a galeria de fotos, todas de Luciano Lanes / PMPA e o vídeo:

31/05/2016 17:58:19

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: