Votorantim Metais investirá R$ 322 milhões no RS

Extração de minérios será primeiro projeto da empresa na região

camaquaA Votorantim Metais irá investir R$ 322 milhões para extração de chumbo, zinco e cobre em Caçapava do Sul (RS). O projeto foi apresentado nesta terça-feira (14) para o governador do Estado José Ivo Sartori pelo diretor-presidente da empresa de mineração e metalurgia do Grupo Votorantim Tito Martins (foto). É o primeiro empreendimento da companhia na região Sul do país. As demais unidades produtivas ficam em Minas Gerais e São Paulo.

Em fase de licenciamento ambiental, o empreendimento deve gerar 450 empregos diretos na fase de operação. A expectativa de produção é de 36 mil toneladas de chumbo contido, 16 mil toneladas de zinco e cinco mil toneladas de cobre contido. O cobre e o chumbo serão exportadas pelo Porto de Rio Grande, no litoral gaúcho, enquanto o zinco será transportado para as metalúrgicas da Votorantim Metais de Minas Gerais.  “A concretização do projeto transformará o Rio Grande do Sul em um polo na produção de zinco”, afirmou Martins.

A empresa acredita que possa obter a licença-prévia no final deste ano e a licença de instalação no final de 2017. A operação iniciaria, assim, no final de 2019 ou início de 2020. Resultado de sete anos de pesquisa, o projeto prevê a lavra e beneficiamento de minerais polimetálicos. O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul, onde a exploração de minérios terminou em 1996.

Revista Amanhã



Categorias:Outros assuntos

%d blogueiros gostam disto: