Contêineres de lixo serão trocados em Porto Alegre

Centenas de novos equipamentos estão no Cais Mauá

 Centenas de novos contêineres estão no Cais Mauá | Foto: Samuel Maciel


Centenas de novos contêineres estão no Cais Mauá | Foto: Samuel Maciel

Quem passa pela avenida da Legalidade próximo à Estação Rodoviária, em Porto Alegre, pode ter se surpreendido com a presença de centenas de novos contêineres do recolhimento automatizado do lixo no Cais Mauá. Ao todo, são 1,2 mil equipamentos que, a partir do dia 14 de julho, irão ocupar as ruas e avenidas da região central da cidade.

A mudança está ligada à alteração da empresa responsável pelo serviço na Capital, por meio da nova licitação. Neste primeiro momento serão substituídos 50% dos equipamentos que estão na rua. A meta é de que a troca seja total. A empresa anterior estava operando desde 2011, quando a coleta automatizada passou a funcionar. O diretor do DMLU, Gustavo Fontana, explicou que ao longo desse tempo houve uma degradação dos atuais contêineres.

Para marcar a substituição está prevista ainda uma ação no Largo Glênio Peres, provavelmente no dia 13 de julho, quando serão grafitados 10 contêineres. A iniciativa chamará a atenção para a importância da separação correta dos resíduos. Os contêineres devem receber apenas resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser recolhidos na coleta seletiva.

Fontana explicou que a ideia é ampliar a conscientização da população, uma vez que ainda é identificado descartes irregulares. A coleta automatizada ocorre em 19 bairros da Capital e conta com 2,4 mil equipamentos. Nestas regiões, a coletiva seletiva é feita três vezes por semana.

Mauren Xavier / Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

11 respostas

  1. Grafitagem NÃÃÃÃÃÃÃO sai fortunati com isso

    Curtir

  2. GOSTARIA DE SABER QUANDO ESSES CONTEINES SERÃO COLOCADOS NO PASSA DÀREIA E NO CRISTO REDENTOR ?? NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE GASTAR COM NOVOS PARA A ZONA CENTRAL E MUITOS BAIRROS DA CIDADE AINDA NÃO FORAM CONTEMPLADO.

    Curtir

  3. Espero que troquem na minha ‘area, j’a estou desde janeiro reportando que estao quebrados.

    Curtir

    • Estranho, Na frente da minha casa aconteceu de o container quebrar o pedal da tampa, liguei par ao 118 informando o numero do container e o numeral da minha residencia, em poucos dias trocaram.

      Curtir

  4. aguardo containers para lixo seco, porque nos atuais fica tudo misturado… não adianta nada a coleta seletiva passar 3 dias por semana se as pessoas não tem onde colocar o lixo…

    Curtir

  5. “A coleta automatizada ocorre em 19 bairros da Capital”,pois é mas existem mais de 80 bairros em Porto Alegre!!!!lembro que no planejamento de implementação dos containers seria para ampliar o serviço,não só trocar os já existentes!!!Política seletiva, retorno de dinheiro público só para as áreas centrais da cidade!!!!

    Curtir

  6. A informação que é apenas permitido lixo orgânico nestes contêineres é quase secreta. Muito raramente vejo alguém respeitando isso. Há alguns anos atrás, antes dos contêineres, Porto Alegre era a cidade do país que mais separava lixo. Agora quase todo mundo joga tudo junto nos contêineres.

    Não acho que o problema sejam os contêineres em si (que são bem feios e geralmente mal localizados, as vezes em cima das já estreitas calçadas), e sim a falta de divulgação e fiscalização.

    Curtir

    • Alem dos preguiçoesos que nao gostam de esperar o dia e hora da coleta seletiva para por o lixo, ainda tem o problema da caminhoes e combis que passam antes do caminhao do lixo e pegam só o “filé” do lixo.
      Uma pena, pois o lixo da coleta seletiva e destinado a armazens de reciclagem de coperativas de ex-carrinheiros de lixo e carroceiros.

      Curtir

  7. O lixo é 100% reciclado??? Ou vai o lixão???

    Curtir

    • Não é 100% reciclado,a prefeitura afirma passar em todos os bairros da cidade com o caminhão de coleta seletiva!!!mas o que ocorre é que passa em alguma ruas dos bairros, mas não em todas.Moro na zona sul da cidade e nunca vi o caminhão passar aq!!!!100%é somente na região central da cidade,como sempre!!!

      Curtir

  8. O lixo que é colocado em horario e local de coleta seletiva é destinado a reciclagem, o que o cidadao preguiçoso mistura com o organico e joga em conteineres ou coloca na rua em dias de coleta de lixo organico vao para um aterro sanitario em minas do leao.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: