Trincheira da Anita Garibaldi deve ser concluída até outubro

Prefeito José Fortunati vistoriou o andamento das obras nesta terça-feira

Trincheira da rua Anita Garibaldi foi iniciada em janeiro de 2013 e deve ter 210 metros de extensão | Foto: Guilherme Testa

Trincheira da rua Anita Garibaldi foi iniciada em janeiro de 2013 e deve ter 210 metros de extensão | Foto: Guilherme Testa

A obra da trincheira da rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre, está quase 90% concluída e deve ser finalizada até outubro. O empreendimento deve solucionar os problemas de congestionamento no cruzamento da Anita Garibaldi com a III Perimetral, por onde passam, em média, 75 mil veículos por dia. O prefeito José Fortunati esteve, nesta terça-feira, no local e vistoriou essa e outras obras em andamento na cidade. O valor total investido é de R$ 13,4 milhões.

A trincheira da Anita Garibaldi foi iniciada em janeiro de 2013 e deve ter 210 metros de extensão. “Estamos trabalhando para agora, até metade desse mês, estar com a pista da Perimetral em condições de ser liberada para o trânsito novamente. Depois disso, a gente tem os serviços de acabamento embaixo da trincheira”, explicou Elvio Bernardi, engenheiro do consórcio Tradição, que assumiu a obra 30% executada.

O início da obra, previsto para junho de 2012, sofreu atraso de seis meses, justificado por protestos contra o corte de árvores. Depois disso, o contrato com o consórcio inicial que executava o empreendimento foi rescindido e a obra foi retomada somente no final de maio do ano passado. Outro fator que fez com que a obra diminuísse o seu ritmo, foi a exigência de um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. Ele teve de ser analisado pelo órgão de controle e caixa.

Porto Alegre, RS - 02/08/2016 Prefeito José Fortunati vistoria obras de mobilidade urbana da cidade Na foto: Trincheira da Av. Anita Garibaldi Foto: Joel Vargas/PMPA

Prefeito José Fortunati vistoria obras de mobilidade urbana da cidade
Na foto: Trincheira da Av. Anita Garibaldi
Foto: Joel Vargas/PMPA

Fortunati destacou a complexidade da obra que sofreu alterações no projeto. “No início tivemos vários movimentos contrários à obra, o primeiro foi porque tínhamos que retirar árvores, depois fomos surpreendidos com a existência de uma rocha muito maior que o estudo geológico tinha apresentado, tivemos que refazer projeto e fazer novo aditivo, depois a empresa que estava fazendo a obra abandonou os trabalhos, enfim isso acaba impactando sobre o cronograma da obra”, afirmou. “Olhando a obra como está dá uma alegria muito grande porque ela está sendo finalizada e será uma obra de grande envergadura para mobilidade urbana para esta região”. Atualmente, 45 funcionários atuam na trincheira da Anita Garibaldi.

Logo após a visita na obra da Anita Garibaldi, o prefeito e equipe técnica vistoriaram as obras das trincheiras das avenidas Cristóvão Colombo, que deverá ser entregue em outubro, e da Ceará, que deve estar concluída até o final do ano. “A mais complexa é a trincheira da Ceará, que pretendemos entregar até o final do ano ou início do ano que vem, mas são obras vitais para a entrada da cidade. A obra da Ceará junto com o prolongamento da Severo Dullius vai modificar completamente a mobilidade urbana dessa região”, destacou.

Correio do Povo / Jézica Bruno

__________________

Status das obras (do site da PMPA)

Trincheira da Anita
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Trincheira da Cristóvão
Dados da obra:
• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Trincheira da Ceará 
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Anúncios


Categorias:Trincheiras e passagens de nível

Tags:,

4 respostas

  1. Em Porto Alegre se colocam sinaleiras junto aos viadutos.

    Curtir

  2. Um tunel tao grande que é chamado de trincheira.

    Vergonha que me da de ver uma obrinha dessas demorar tanto tempo e gastar tanto dinheiro para ser feita.

    Tomara que essa épica travessia de anos para ser feita resolva todos problemas de transito da regiao

    Curtir

  3. Alguém tinha dúvidas que o pavão ia inaugurar tudo às vésperas das eleições?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: