Anteprojeto de revitalização da Usina do Gasômetro é apresentado

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

Foi realizada, na segunda, 22, a apresentação pública do anteprojeto arquitetônico do Centro Cultural Usina do Gasômetro. A partir de agora, a empresa tem 60 dias para fazer readequações, se necessárias, e concluir os projetos executivos para que a prefeitura promova a abertura do processo de licitação, que apontará a empresa que realizará as obras de revitalização do espaço.

A apresentação, no mezanino da Usina do Gasômetro, foi feita pelo diretor da  3C Arquitetura e Urbanismo (empresa vencedora da licitação para formatação do projeto arquitetônico), Tiago Holzmann, e contou com a presença do prefeito José Fortunati. O anteprojeto prevê a reorganização total do espaço, melhorando acessos e circulação interna e ampliando os locais para atividades culturais, além de soluções para recuperar a estrutura interna.

O prefeito falou da importância de valorizar e preservar o patrimônio histórico da cidade. “Estamos num dos principais equipamentos da cultura da cidade. Estamos discutindo com a sociedade sua melhor utilização, buscando uma revitalização que otimize a ocupação deste espaço”, afirmou Fortunati.

Em paralelo aos projetos executivos e obras, está em andamento outro processo que envolve recursos do financiamento da Coorporaçao Andina de Fomento (CAF) para que ainda neste ano sejam realizadas auditorias e consultorias que envolvem projetos de gestão, para garantir sustentabilidade da gestão do espaço, coma manutenção de prestação de serviços e atividades culturais de qualidade para a população.

Em oficina participativa promovida em abril, foram reunidas sugestões de usuários do espaço, desde os grupos que ocupam o complexo cultural, até os frequentadores. Foram sugeridos, por exemplo, o aproveitamento e ocupação dos terraços (para proporcionar contato visual direto com o Guaíba), a criação de praças internas e de espaços gastronômicos, a ampliação dos espaços para atividades culturais, preservação dos fornos originais, instalação de bicicletários, entre outros.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

4 respostas

  1. Tomara que os profissionais envolvidos sejam acima do padrão médio local, para as intervenções neste espaço que é icônico possam transformá-lo em uma verdadeira atração turística.

    Curtir

  2. Um pouco fora do assunto, mas nem tanto: Porto Alegre praticamente perderá uma atração qualificada junto à orla. O museu Iberê Camargo vai ficar fechado quase toda a semana. Ele vai abrir somente sexta e sábado.
    A notícia foi dada no Jornal do Almoço de hoje. (na internet nãio achei nada, mas vejam o video do JA)

    Bom, consequentemente, o bar do iberê, que tem mesas ao ar livre, também é algo que praticamente não poderemos mais contar com ele: http://www.filesdooficio.com.br/wp-content/uploads/2015/06/3_-_Cafe_no_museu_Ibere_Camargo.jpg

    Curtir

  3. Muito Legal….que se realize….

    Curtir

  4. Foi feito um concurso para o projeto?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: