Menos acidentes com bikes em Porto Alegre

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

O incentivo ao uso da bicicleta em Porto Alegre gerou uma maior visibilidade aos ciclistas e, com isso, maior convivência com os demais condutores. O resultado é a redução na acidentalidade que vem acontecendo gradualmente em Porto Alegre. De acordo com a Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC, em 2012, 290 ciclistas sofreram acidentes; em 2015 foram 213, uma redução de 26,5%. O número de feridos caiu de 287 em 2012 para 214 no ano passado (-25,4%), e o de vítimas fatais de cinco para três (-40%). (Affonso Ritter)

Wi-fi nas estações BikePoa

Todas as 40 estações do BikePoa funcionarão até este sábado (10) com wi-fi para melhor atendimento aos usuários do sistema. A medida, que garante internet livre aos usuários empregarem o aplicativo do BikePoa em seus smartphones, faz parte do contrato com a empresa Samba Transportes Sustentáveis, vencedora da licitação. O sistema de bicicletas compartilhadas já realizou 832 mil viagens e conta com 180 mil pessoas cadastradas. Mesmo com a novidade, a EPTC já notificou a empresa pelo atraso no calendário integral das mudanças. Ela tinha até 4 de setembro como data final para entregar as modificações, que incluem além do wi-fi, a renovação de todas as 40 estações e substituição de 400 bikes por outras com iluminação dianteira e traseira, mas, recentemente, solicitou prorrogação do prazo à EPTC. Com a nova fase concluída, serão 400 bicicletas em circulação permanente, mais os veículos de reserva. Anteriormente eram 400 no total, mas quando algumas iam para manutenção a oferta reduzia. Os valores seguirão inalterados, R$ 5 por dia e R$ 10 o passe mensal, durante os cinco anos de contrato previstos na licitação. Com a licitação, a empresa responsável pelo sistema terá de atender a índices de qualidade, como tempo de recomposição de bicicletas e vagas livres nas estações, assim como compartilhar as informações com a EPTC, que vai fiscalizar o serviço. (Affonso Ritter)



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

Tags:, , ,

1 resposta

  1. É so os motoristas pararem de “tirar fino” e aguardarem sua vez na hora de fazer conversão que a morte cai em mais da metade, ai so passaram a morrer os bicicleteiros bebados e os que andam na contra mao em avenidas e ruas apertadas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: