Cappellari e os ônibus de Porto Alegre

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, já marcou data de saída da empresa e sem volta: 31 de dezembro deste ano.

Sobre sua gestão, ele faz três observações. Porto Alegre talvez seja hoje a capital brasileira com o mais completo traçado de atendimento por ônibus, sem deixar um vazio. Mas, tem a tarifa mais injusta, que não deveria passar de R$ 2,50, porque, quem paga os 35% de isenções não é quem as concedeu, mas quem é obrigado a pagar passagens: o desempregado, a faxineira e o autônomo ou microempreendedor individual. Falta só racionalizar melhor essa estrutura, eliminando ineficiências como da Linha São Caetano (uma das mais antigas), que tem elevada ociosidade: leva menos passageiros que lotação.

Affonso Ritter

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Categorias:Ônibus

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10 respostas

  1. Já vai tarde esse baba ovo.
    Sempre fica do lado de todo mundo, exceto da população, assim como a prefeitura de Porto Alegre!

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  2. “Transporte de Porto Alegre não deixa nenhum buraco” – A figura explica porque é tão caro e tão ineficiente.

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    • Por onde anda aquele projeto da Metroplan que propunha uma racionalização das linhas de Porto Alegre e das que vêm da região metropolitana? E os candidatos a prefeito que nem tocam no assunto?

      Falando em transporte público, ainda não vi por aqui nenhuma matéria falando das novas faixas exclusivas anunciadas (Ipiranga, José do Patrocínio, etc.).

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      • O projeto era excelente, mas isso só mostra como o governo do estado é fraco. O trensurb, por exemplo, é do governo federal.

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  3. Á solução é transporte livre.

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    • Lá em Cuba, talvez.

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      • Pior q é verdade. Uma das primeiras atividades que o governo Cubano liberou é o transporte de passageiros, mas desde que seja por tração animal. Sim, em muitos lugares de Cuba o transp público é puxado por burros ou cavalos.

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      • Aqui em poa nao é o transporte que é puxado pro burros, sao os orgãos fiscalizadores

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    • Sabemos que nunca sairá do papel, pois passe livre implica em demissão em massa dos cobradores, e o sindicato dos rodoviários jamais vai permitir que isso ocorra.

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  4. se lerem o anexo saberão sobre a criação da STS, as indenizações que pagamos , e o tal plustarifarico “” aumento disfarçado “”LEIA http://www.polibiobraga.com.br/capitulo.pdf

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