Instalado piso de restaurante sobre o Guaíba

 Estrutura metálica tem 21 metros de diâmetro e pesa 35 toneladas   Foto: Ricardo Giusti/PMPA


Estrutura metálica tem 21 metros de diâmetro e pesa 35 toneladas   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O prefeito José Fortunati acompanhou na manhã desta segunda-feira, 19, a instalação do anel inferior, que constitui o piso, do restaurante que fica sobre o Lago Guaíba e faz parte do projeto de revitalização da orla. O içamento da estrutura metálica, com 21 metros de diâmetro e 35 toneladas, levou 27 minutos para ser realizado e mobilizou cerca de 20 trabalhadores. A ação foi acompanhada pelas equipes técnicas da prefeitura e empresas responsáveis pela obra. (fotos)

Fortunati ressaltou o estágio avançado das obras, que já estão com 60% dos trabalhos concluídos. “Esse restaurante, sobre a água, mostra que temos condições de oferecer aos porto-alegrenses e visitantes opções muito qualificadas de lazer, de entretenimento. É um empreendimento que vai mudar a cara da cidade e aproximar, cada vez mais, a população dessa área que oferece o pôr do sol que é um dos mais bonitos do mundo”, afirmou o prefeito.

Obras na orla do Guaíba estão com 60% dos trabalhos concluídos   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Obras na orla do Guaíba estão com 60% dos trabalhos concluídos   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Segundo o secretário de Obras e Viação, Rafael Fleck,  o restaurante será todo climatizado e contará com piso, paredes e teto em vidro. “Essa ação consolida a evolução dos serviços e contribui para que essa primeira etapa da obra, chamada de Parque Urbano da Orla do Guaíba -Trecho 1, seja concluída até o final de dezembro”, explicou Fleck.

Status das obras – No momento estão sendo executados pilares, lajes e vigas nas edificações em terra. Nas edificações em água está sendo executada também a montagem das estruturas metálicas dos deques. Ao todo serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O projeto é assinado pelo escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner, com investimento de R$ 65 milhões, e conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Vídeo:

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

7 respostas

  1. …lindo!…perfeito, turismo…só quero ver onde desovarão os resíduos do restaurante, dos banheiros, óleos usados…esperamos que não, nas águas do Guaíba!

    Curtir

    • Não é porque é na orla que será jogado no guaiba. Com certeza deve estar previsto um sistema de encanamento no projeto. Tu já viu a base do piso? Não me parece que será similar ao flutuante que havia antes ali.

      Curtir

  2. Porto Alegre, avançando! Qualificando! (Re)conquistando um espaço para usufruto da população e de apresentação àqueles que a visitarem. Algo decente para mostrar e experimentar! Finalmente!

    Curtir

  3. Porto alegre tem um sistema turistico bastante qualificado, panfletos site rotas etc. So faltam atrativos melhores que predios antigos, igrejas e um por do sol no meio de capim e lixo.

    Curtir

  4. Quantas minhocas não foram mortas, quantas espécies raras de capim não foram dizimadas, tudo por conta desta ânsia neoliberal de apropriação privada do espaço público?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: