Instalado piso de restaurante sobre o Guaíba

 Estrutura metálica tem 21 metros de diâmetro e pesa 35 toneladas   Foto: Ricardo Giusti/PMPA


Estrutura metálica tem 21 metros de diâmetro e pesa 35 toneladas   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O prefeito José Fortunati acompanhou na manhã desta segunda-feira, 19, a instalação do anel inferior, que constitui o piso, do restaurante que fica sobre o Lago Guaíba e faz parte do projeto de revitalização da orla. O içamento da estrutura metálica, com 21 metros de diâmetro e 35 toneladas, levou 27 minutos para ser realizado e mobilizou cerca de 20 trabalhadores. A ação foi acompanhada pelas equipes técnicas da prefeitura e empresas responsáveis pela obra. (fotos)

Fortunati ressaltou o estágio avançado das obras, que já estão com 60% dos trabalhos concluídos. “Esse restaurante, sobre a água, mostra que temos condições de oferecer aos porto-alegrenses e visitantes opções muito qualificadas de lazer, de entretenimento. É um empreendimento que vai mudar a cara da cidade e aproximar, cada vez mais, a população dessa área que oferece o pôr do sol que é um dos mais bonitos do mundo”, afirmou o prefeito.

Obras na orla do Guaíba estão com 60% dos trabalhos concluídos   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Obras na orla do Guaíba estão com 60% dos trabalhos concluídos   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Segundo o secretário de Obras e Viação, Rafael Fleck,  o restaurante será todo climatizado e contará com piso, paredes e teto em vidro. “Essa ação consolida a evolução dos serviços e contribui para que essa primeira etapa da obra, chamada de Parque Urbano da Orla do Guaíba -Trecho 1, seja concluída até o final de dezembro”, explicou Fleck.

Status das obras – No momento estão sendo executados pilares, lajes e vigas nas edificações em terra. Nas edificações em água está sendo executada também a montagem das estruturas metálicas dos deques. Ao todo serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O projeto é assinado pelo escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner, com investimento de R$ 65 milhões, e conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Vídeo:

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

7 respostas

  1. Quantas minhocas não foram mortas, quantas espécies raras de capim não foram dizimadas, tudo por conta desta ânsia neoliberal de apropriação privada do espaço público?

  2. Porto alegre tem um sistema turistico bastante qualificado, panfletos site rotas etc. So faltam atrativos melhores que predios antigos, igrejas e um por do sol no meio de capim e lixo.

  3. Porto Alegre, avançando! Qualificando! (Re)conquistando um espaço para usufruto da população e de apresentação àqueles que a visitarem. Algo decente para mostrar e experimentar! Finalmente!

  4. …lindo!…perfeito, turismo…só quero ver onde desovarão os resíduos do restaurante, dos banheiros, óleos usados…esperamos que não, nas águas do Guaíba!

    • Não é porque é na orla que será jogado no guaiba. Com certeza deve estar previsto um sistema de encanamento no projeto. Tu já viu a base do piso? Não me parece que será similar ao flutuante que havia antes ali.

Faça seu comentário aqui: