Dmae recebe análise da água de Porto Alegre, resultado sai na terça

Técnicos tentam encontrar as respostas para alterações de gosto e cheiro

Técnicos fazem cruzamento dos resultados para tentar encontrar as respostas para alterações de gosto e cheiro | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Técnicos fazem cruzamento dos resultados para tentar encontrar as respostas para alterações de gosto e cheiro | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Os testes realizados pelo Centro de Qualidade Analítica (CQA), de Campinas (SP), foram entregues ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A empresa realizou a análise de mais de 7 mil amostras de água em 15 pontos de captação de Porto Alegre, a fim de elucidar as razões para as alterações de cheiro e gosto no produto distribuído aos moradores da cidade. Um primeiro laudo, menos detalhado e também emitido por uma empresa de São Paulo, resultou inconclusivo.

Agora, os técnicos do Dmae fazem o cruzamento dos resultados a fim de tentar encontrar as respostas para o problema, registrado por mais de dois meses. Os dados só vão ser divulgados em seminário na próxima terça-feira.

 

Os testes foram encomendados depois que a empresa Cettraliq passou a ser tratada como suspeita das alterações na água encanada na Capital. A situação voltou ao normal após a Central de Tratamento de Resíduos ser interditada pela Fepam, embora o cheiro desagradável tenha permanecido no ambiente, nas imediações do bairro Navegantes.

Há duas semanas, a Justiça determinou que os sócios da Cettraliq e da fornecedora de resíduos RBSUL removam o material tratado e armazenado na sede da empresa e no depósito, em até dez dias, na zona Norte de Porto Alegre. Caso descumpram a ordem, os administradores terão de pagar multa de R$ 200 mil por dia.

Samantha Klein / Rádio Guaíba / Correio do Povo



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, , , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: