Trincheira da Anita Garibaldi será liberada na segunda-feira

Passagem sob a avenida Carlos Gomes conta com duas faixas de trânsito  Foto: Divulgação/ PMPA

Passagem sob a avenida Carlos Gomes conta com duas faixas de trânsito  Foto: Divulgação/ PMPA

A partir das 8h desta segunda-feira, 26, o trânsito de veículos na Trincheira da Anita Garibaldi será liberado. A obra elimina o cruzamento no mesmo nível entre a Anita e a Terceira Perimetral, solucionando problemas crônicos de engarrafamento em uma área na qual circulam 80 mil veículos por dia. A construção da Trincheira estava prevista no projeto inicial da Terceira Perimetral desde 1990, mas somente agora foi concluída.

A trincheira foi iniciada em janeiro de 2013 e tem 210 metros de extensão. A passagem sob a avenida Carlos Gomes conta com duas faixas de trânsito no sentido oeste-leste. O valor total investido é de R$ 13,4 milhões. No último dia 31 de agosto houve a primeira liberação do fluxo pela Terceira Perimetral, na pista norte-sul. Duas alças de acesso, no sentindo Centro-bairro, também serão liberadas. Já as outras duas alças do bairro-Centro vão permanecer em obras.

Impasses – A obra deveria ter iniciado em 2012, mas o começo foi adiado por seis meses em função de protestos contra o corte de árvores no sítio. Com o impedimento, a obra só pode ter início em janeiro de 2013. Depois disso, já em andamento, o empreendimento exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de uma rocha. Esse processo teve início em 2014, fazendo com que a obra diminuísse de ritmo. O trabalho foi retomado no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra.

Outro entrave enfrentado pela prefeitura foi a necessidade de desapropriação de uma área localizada entre a Alameda Raimundo Correia com Anita Garibaldi que incluia o pátio de um edifício residencial, além da remoção de uma árvore de grande porte.”Essa obra vem em benefício da população da cidade. É mais uma obra de mobilidade urbana que estamos entregando, e que irá garantir um trânsito mais rápido e com mais segurança para o cidadão”, diz o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt.

Trânsito – No cruzamento da Anita Garibaldi com Carlos Gomes (Terceira Perimetral) circulam mais de 80 mil veículos por dia, em média, segundo contagens da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além da linha de ônibus, a 525 Rio Branco/Anita. Com a liberação da trincheira, será eliminado o cruzamento, permitindo uma maior fluidez no trecho. A Anita Garibaldi terá duas faixas de tráfego na trincheira e sentido único de circulação, Centro-bairro. Para reforçar a sinalização, foram instaladas 60 novas placas. Durante os primeiros dias, após a liberação, agentes de trânsito intensificarão o monitoramento no local.

As alças de conversão da Anita Garibaldi permitirão o acesso à direita na Carlos Gomes (pista Centro-bairro). Já as alças do sentido oposto, Carlos Gomes (pista Centro-bairro) para a Anita, seguirão bloqueadas para a sequência das obras. “Nossos estudos apontam que, de todos os movimentos existentes, mais da metade utiliza a transposição da Anita Garibaldi em direção à zona Norte. A liberação dessa primeira etapa é importante para desafogar o tráfego da região”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

O desvio pela rua Furriel Luiz Antônio de Vargas será mantido e é boa alternativa para os condutores que pretendem converter à esquerda na Carlos Gomes, pista sul-norte.

Terceira Perimetral – Com a eliminação do cruzamento, a avenida Carlos Gomes ganhará fluidez para os veículos e linhas de ônibus. O corredor de ônibus do trecho também será aberto ao transporte coletivo, qualificando as viagens e atendimento em mais de seis linhas urbanas. Os pedestres terão mais segurança no local, com ilhas de refúgio e repintura das travessias.

Prefeitura de Porto Alegre



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4 respostas

  1. Quem é mesmo o prefeito que fez esta obra?

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    • É o mesmo que prometeu a ciclovia da ipiranga pra dezembro de 2011, prometeu BRTs, prometeu a trincheira da cristovão, promoteu a estação de onibus da rodoviária (ficou só o viaduto), prometeu novo transporte público com ar condicionado e com GPS. Aquele mesmo que lança licitações que são canceladas dias depois pois os editais tem problemas. Chegou a hora de mudar, temos opções de mudança à direita e a esquerda, só não podemos continuar a gestão atual. De PMDB já basta a união e o estado.

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  2. Pra quem nao sabe a “trincheira esta pronta” mas a rua de sua saida nao foi alargada, na verdade nao foi reconstruida, só ha barrancos na volta.

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