Barco Cisne Branco volta às águas no Guaíba

cisne-branco

Foto: Junior Ferreira / Amorim Comunicação

Depois de oito meses em reforma, o Barco Cisne Branco volta a fazer parte da paisagem do Cais do Porto de Porto Alegre, totalmente restaurado e com novo layout, na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, presenteando a cidade que tanto torceu por seu retorno.

Entre as novidades do Cisne Branco está o aumento da capacidade para 300 passageiros e o banheiro para portadores de necessidades especiais (PNE). O projeto, assinado pelas arquitetas Ágatha Arboitte e Monique Fontes, tem diretrizes baseadas em modernização e funcionalidade que agregou não só valor estético como também conforto e acessibilidade para os passageiros. Segundo Ágatha, foram mantidas as características estruturais existentes na embarcação, com uma roupagem nova, e layout diferente para os ambientes. “Vale ressaltar que o Cisne Branco já possuía selo de acessibilidade e que o banheiro adaptado não era requisito obrigatório, mas entendemos que para o bem estar de todos é de extrema importância este novo ambiente no barco”, destaca Monique. O Cisne Branco vem também com novidades no sistema de som e luz, automação comercial, além de muitas outras que deixarão os passeios e atividades a bordo ainda mais interessantes.

Parceiros

Através da adesão de importantes parceiros, a embarcação foi totalmente restaurada e recuperada. As primeiras parcerias firmadas foram com um grupo multidisciplinar formado por empresas de comunicação, publicidade, design, arquitetura e gestão de relacionamento, que se responsabilizaram pelo desenvolvimento de projetos de marketing. A partir da criação do projeto #unidospelonossocisnebranco#, foi possível iniciar a captação de recursos e o apoio das demais empresas apoiadoras. (Anexo I).

A Tragédia

Uma tragédia se abateu sobre a cidade de Porto Alegre no dia 29 de janeiro e o Cisne Branco não foi poupado. Em razão das rajadas de vento numa velocidade nunca antes vista na Capital o barco adernou. A Capitania dos Portos foi acionada imediatamente após o ocorrido e a partir daí iniciou-se um processo longo de resgate do barco que durou 58 dias. O significado do Cisne Branco na historia da cidade, seu valor cultural e sua responsabilidade social nos projetos realizados foram reconhecidos causando uma comoção da população. “O apoio da comunidade, o carinho com que as pessoas trataram o assunto nos davam a força e a certeza de que com 38 anos fazendo parte da história de Porto Alegre, o Barco Cisne Branco não tinha chegado ao fim”. Destaca a proprietária Adriane Hilbig.

Estaleiro e inquérito

Ao iniciar o processo de restauração, na cidade de São Jerônimo, os trabalhos estiveram sob a responsabilidade do engenheiro naval Ricardo Rinaldi, que assumiu a supervisão técnica da obra. Com experiência de mais de 27 anos trabalhando com construção e reforma de embarcações o engenheiro acompanhou toda a obra de restauro da embarcação que durou 176 dias.

Durante este mesmo período, a Capitania dos Portos de Porto Alegre liberou a conclusão do inquérito instaurado sobre o incidente com o Barco Cisne Branco. O laudo concluiu o adernamento do Cisne Branco como Caso Fortuito e afirmou que “a causa determinante do acidente foi a forte tempestade com intensidade de 35 nós e rajadas de vento de 64 nós, fazendo com que a embarcação fosse diversas vezes jogada contra o cais, de modo a permitir a entrada da água, ocasionando o adernamento e consequentemente o seu emborcamento”.

Foto: Ricardo Giusti / PMPÀ

Foto: Ricardo Giusti / PMPÀ

Agradecimentos

A direção do Barco Cisne Branco faz um agradecimento público a todos os parceiros e a todos que estiveram envolvidos de alguma forma nesse processo. Também ressalta a importância da população porto-alegrense que demonstrou todo seu apoio. Ora tornando públicas suas histórias a bordo, ora explicitando a importância da embarcação para o turismo do Rio Grande do Sul, e mesmo contribuindo financeira e espontaneamente com doações no local.

No próximo final de semana (01/10 e 02/10), o Cisne Branco estará aberto para visitação do público que poderá conferir de perto todas as novidades. Enquanto isso, uma programação muito animada e especial será organizada para o período de outubro de 2016 a março de 2017.

Release recebido pela Assessoria de Imprensa do Cisne Branco – Amorim Comunicação

______________________

Parabenizamos a administração do barco Cisne Branco, em especial a diretora Adriane Hilbig, pelo grande esforço pra trazer de volta o n osso Cisne Branco. Também parabenizamos os parceiros da empreitada, que sem a sua participação seria bem mais difícil a recuperação do Cisne.

Após uma tempestade nunca antes vista na cidade, o barco virou e ficamos por 8 meses sem os passeios do mais tradicional barco de turismo de Porto Alegre. Hoje ele volta. Ele representa uma importante peça no turismo da cidade, ainda bem que voltou, ainda melhor e mais bonito que antes.

Vídeo do site da Prefeitura:



Categorias:TURISMO

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: