Custo total do trecho é estimado em R$ 650 milhões
O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira a liberação de R$ 84 milhões para as obras da segunda ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Em agosto deste ano, o presidente Michel Temer havia se comprometido em reunião com o governador José Ivo Sartori com a liberação dos recursos.
A obra da nova ponte do Guaíba iniciou em 2014 com a construtora Queiroz Galvão. A execução dos trabalhos começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse de recursos da União no final de 2015.
A nova ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada e viadutos). Com 27 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central.
A construção de outra ponte sobre o Guaíba visa ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado e desafogar o tráfego. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a expectativa é de que 50 mil veículos utilizarão diariamente a nova ponte.
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Ao invés dessa ponte era pra ser construído uma ponte que ligasse a Br116 próximo a entrada Mariana Pimentel até Viamão.
A extensão da ponte seria de 4,7 km.
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Dessa ponte poderia criar uma rodovia até rs040 ligando com a 118.
Ou seja toda produção da zona sul de estado passa por viamão.
Toda a zona sul de porto Alegre teria vida, teria escoamento, essa região poderia ter comercial, industria, e residencia, teria um crescimento gigante.
Isso sim é pensa grande, isso sim é criar uma ponte pra desenvolver de verdade uma região…
Ponte util onde ninguem vê nao da marketing, ponte util onde ja ha outra rende mais votos
Entendi o teu comentário, mas acho que tu não entendeu o meu,
Essa ponte na zona sul de Porto Alegre seria muito mais notada do que a que está sendo construída.
Toda o escoamento do Porto de Rio Grande passaria por lá, e seria um marco no desenvolvimento do sul de Porto Alegre, a cidade teria outra saída, além da legalidade, Aeroporto e Assis Brasil.
a zona teria um crescimento absurdo, Porto Alegre pularia da estagnação de 1,4 milhões de habitantes para 1,6 milhões em 4 anos…
Viamão cresceria também, empresários investiriam muito dinheiro nessa região…
Impossível mexerem na região onde fica o Itapuã. Se alguém cogitar algo do tipo na Câmara de Vereadores, gera uma briga de foice.
Menos mal, mas muito pouca coisa. Gostaria de ver algo audacioso e que já servisse para transporte ferroviário associado, como se pode ver ao fim do vídeo anexo https://www.youtube.com/watch?v=XQcH4V_SNYE
Ponte indispensável para o desenvolvimento do Estado . Os Municípios da área serão beneficiados, bem como a entrada e saída do hermanos.
Término da obra 2025. Tem também em São Leo/Scharlau para desafogar.