Governo federal libera R$ 84 milhões para obra da nova ponte do Guaíba

Custo total do trecho é estimado em R$ 650 milhões

ponteO governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira a liberação de R$ 84 milhões para as obras da segunda ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Em agosto deste ano, o presidente Michel Temer havia se comprometido em reunião com o governador José Ivo Sartori com a liberação dos recursos.

A obra da nova ponte do Guaíba iniciou em 2014 com a construtora Queiroz Galvão. A execução dos trabalhos começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse de recursos da União no final de 2015.

A nova ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada e viadutos). Com 27 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central.

A construção de outra ponte sobre o Guaíba visa ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado e desafogar o tráfego. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a expectativa é de que 50 mil veículos utilizarão diariamente a nova ponte.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. Ao invés dessa ponte era pra ser construído uma ponte que ligasse a Br116 próximo a entrada Mariana Pimentel até Viamão.
    A extensão da ponte seria de 4,7 km.

    https://www.google.com.br/maps/dir/Rod.+Frei+Pacífico,+7831,+Viamão+-+RS/-30.371173,-51.2683356/@-30.3285258,-51.2275355,100720m/data=!3m1!1e3!4m9!4m8!1m5!1m1!1s0x9519ea9f93a98415:0x9fdba645ae027689!2m2!1d-51.0146614!2d-30.3369359!1m0!3e3

    Dessa ponte poderia criar uma rodovia até rs040 ligando com a 118.

    Ou seja toda produção da zona sul de estado passa por viamão.

    Toda a zona sul de porto Alegre teria vida, teria escoamento, essa região poderia ter comercial, industria, e residencia, teria um crescimento gigante.

    Isso sim é pensa grande, isso sim é criar uma ponte pra desenvolver de verdade uma região…

    • Ponte util onde ninguem vê nao da marketing, ponte util onde ja ha outra rende mais votos

      • Entendi o teu comentário, mas acho que tu não entendeu o meu,

        Essa ponte na zona sul de Porto Alegre seria muito mais notada do que a que está sendo construída.
        Toda o escoamento do Porto de Rio Grande passaria por lá, e seria um marco no desenvolvimento do sul de Porto Alegre, a cidade teria outra saída, além da legalidade, Aeroporto e Assis Brasil.

        a zona teria um crescimento absurdo, Porto Alegre pularia da estagnação de 1,4 milhões de habitantes para 1,6 milhões em 4 anos…

        Viamão cresceria também, empresários investiriam muito dinheiro nessa região…

    • Impossível mexerem na região onde fica o Itapuã. Se alguém cogitar algo do tipo na Câmara de Vereadores, gera uma briga de foice.

  2. Menos mal, mas muito pouca coisa. Gostaria de ver algo audacioso e que já servisse para transporte ferroviário associado, como se pode ver ao fim do vídeo anexo https://www.youtube.com/watch?v=XQcH4V_SNYE

  3. Ponte indispensável para o desenvolvimento do Estado . Os Municípios da área serão beneficiados, bem como a entrada e saída do hermanos.

  4. Término da obra 2025. Tem também em São Leo/Scharlau para desafogar.

Faça seu comentário aqui: