Apresentado projeto para remodelação de Itapuã

Projeto foi concebido pelols arquitetos Carla Nunes Kaiser, Jorge Luís Stocker Jr., Luane Henrich e Karen Kussler

Projeto foi concebido pelols arquitetos Carla Nunes Kaiser, Jorge Luís Stocker Jr., Luane Henrich e Karen Kussler

A concepção desenhada pelo grupo de arquitetos prevê ciclovia, estações de paradas com estruturas de comércio e serviços

O prefeito Valdir Bonatto revelou quinta-feira, 16, para a comunidade de Itapuã, o projeto vencedor do Concurso de Arquitetura para revitalização da orla e marina da Praia de Itapuã e Praia dos Passarinhos. Os arquitetos Carla Nunes Kaiser, Jorge Luís Stocker Jr., Luane Henrich e Karen Kussler (com auxílio do acadêmico Antonio Silveira) apresentaram um resumo do projeto nomeado por eles de “Conexão Itapuã”, que revelou as amplas possibilidades de revitalização e de infraestrutura para potencializar o turismo na região.

A concepção desenhada pelo grupo de arquitetos prevê ciclovia, estações de paradas com estruturas de comércio e serviços que se estendem desde a Praça da Igreja até a Praia dos Passarinhos. Espaço para palco multiuso, ampliação da marina com mirante panorâmico e esplanada para receber estação de catamarã, também puderam ser visualizadas na apresentação.

– O visitante terá ao longo do percurso espaços de convivência, de contemplação, de esportes, de comércio, enfim, estará muito bem servido para que desfrute das belezas naturais – resumiu Jorge Stocker Jr, na apresentação.

Bonatto ressaltou que a participação da comunidade também é fundamental na construção final do modelo.

– Este concurso e seu projeto vencedor nos permitiu traduzir em imagens um conceito que vem sendo construído desde as reuniões do pensamento sistêmico de 2013, passando pelo Mapa do Turismo e pela construção do Plano Municipal de Turismo – afirmou.

orla-itapua

– Quando digo que a porta do desenvolvimento de Viamão é Itapuã e vejo este projeto concebido, reafirmo este pensamento. Cabe agora identificarmos as potencialidades de investimentos para atração de empresas capazes de operar esta concessão e gerar emprego, renda e desenvolvimento não só para Itapuã, bem como para toda Viamão.

O secretário de Gestão e Relações Institucionais, engenheiro Nilton Magalhães destacou o ineditismo da ação.

– Este concurso trouxe não só um projeto vencedor, mas diversos olhares sobre Itapuã. Os demais projetos finalistas também possuem alguns pontos a serem aproveitados e, com a participação da comunidade, em outras oportunidades, poderemos amadurecer e chegar no projeto final, para abertura do edital de concessão – anunciou.

Diário de Viamão

___________________

Nota do Blog: esta área que será revitalizada não abrange a área do Parque Estadual de Itapuã, de responsabilidade do Governo do Estado. É somente a área da Vila de Itapuã.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

6 respostas

  1. Apenas para complementar ou reforçar: a proposta foi fruto de um concurso público de arquitetura, que trazia uma série de condições específicas que foram respeitadas e adotadas no projeto.

    Mais imagens do projeto estão publicadas aqui: http://jorgestockerjr.blogspot.com.br/p/blog-page_18.html

  2. Pois é: antes de mais nada gostaria de deixar registrado meus parabéns pela iniciativa do prefeito de Viamão, bem como aos colegas autores do projeto. Em segundo lugar informar ao Maurício Cardozo, aí em cima, que uma solução arquitetônica elaborada com maturidade raramente expressa toda a capacidade criadora dos autores, na medida em que deve estar sintonizada com a realidade local para ser viável. Ou seja, aquele setor de orla ainda não comporta projetos mais ousados. Não conheço os colegas e nem o processo que percorreram….. mas parece que só o fato de fazer o que dá, no momento, é uma bela estratégia para alavancar um uso mais qualificado do local e, com isto, torna-lo também mais visível.
    Por fim, sinto aqui a manifestação daquela face triste da nossa cultura local: em vez de valorizar uma iniciativa legal, botar o olho direto nos eventuais defeitos….. é por isto que estamos onde estamos em relação às outras capitais brasileiras e às belas cidades do nosso porte….. os carangueijos de baixo puxando os que conseguem subir….. sugestão ao Maurício: tenta enxergar o que de positivo tem nesta iniciativa….. acho que vais te sentir melhor. Abraço!

  3. Interessante isso de valorizar e aproveitar o potencial da orla do Guaíba, e só deve ser assim. Agora do que se apresenta nestas poucas imagens percebe-se um projeto bem fraquinho né. Acho que o jeito é chamar arquitetos uruguaios, e mesmo os argentinos de Rosário, gente que realmente sabe o que fazer para transformar orlas no melhor atrativo urbano de cidades ribeirinhas.

    • Pois é: antes de mais nada gostaria de deixar registrado meus parabéns pela iniciativa do prefeito de Viamão, bem como aos colegas autores do projeto. Em segundo lugar informar ao Maurício Cardozo, aí em cima, que uma solução arquitetônica elaborada com maturidade raramente expressa toda a capacidade criadora dos autores, na medida em que deve estar sintonizada com a realidade local para ser viável. Ou seja, aquele setor de orla ainda não comporta projetos mais ousados. Não conheço os colegas e nem o processo que percorreram….. mas parece que só o fato de fazer o que dá, no momento, é uma bela estratégia para alavancar um uso mais qualificado do local e, com isto, torna-lo também mais visível.
      Por fim, sinto aqui a manifestação daquela face triste da nossa cultura local: em vez de valorizar uma iniciativa legal, botar o olho direto nos eventuais defeitos….. é por isto que estamos onde estamos em relação às outras capitais brasileiras e às belas cidades do nosso porte….. os carangueijos de baixo puxando os que conseguem subir….. sugestão ao Maurício: tenta enxergar o que de positivo tem nesta iniciativa….. acho que vais te sentir melhor. Abraço!

  4. Até q em fim acordaram! Que se realize! A prefeitura perde milhões por ano por pura falta de visão ! Itapuã e um dos lugares mais lindos do Brasil e completamente abandonado ótima iniciativa! Vai ser
    Muito legal parabéns

Faça seu comentário aqui: